Achado arqueológico de acampamento assírio confirma relato do livro de Reis

GOSPEL
Compartilhe

Bíblia descreve uma intervenção divina que salvou Jerusalém.

Recentes descobertas arqueológicas lideradas pelo pesquisador Stephen Compton podem corroborar uma narrativa Bíblica épica que descreve uma intervenção divina que salvou Jerusalém de uma invasão assíria há aproximadamente 2.700 anos. Compton identificou antigos acampamentos militares que correspondem à narrativa do cerco do rei Senaqueribe, possivelmente verificando partes do relato bíblico encontrado no Antigo Testamento.

Essas descobertas incluem estruturas ovais que se alinham com os acampamentos militares assírios. A história bíblica menciona um “anjo do Senhor” que milagrosamente matou 185.000 soldados assírios durante o cerco a Jerusalém. Essa intervenção divina foi uma resposta às orações do rei Ezequias, que buscava proteção de Yahweh, o Deus de Israel.

Stephen Compton, um estudioso independente especializado em arqueologia do Oriente Próximo, utilizou uma moderna técnica de mapeamento para descobrir o que ele acredita serem antigos acampamentos militares assírios, datando de cerca de 700 a.C.

A descoberta de Compton também é detalhada em textos assírios, histórias gregas e na Bíblia Hebraica, potencialmente verificando o relato bíblico nos livros de Isaías 37:36-38, 2 Crônicas 32:21 e 2 Reis 19:35. O relato bíblico afirma:

“E aconteceu naquela noite que o anjo do Senhor saiu e feriu no acampamento dos assírios cento e oitenta e cinco mil; e levantando-se eles de madrugada, eis que eram todos cadáveres.”

As descobertas foram descritas na revista Near Eastern Archaeology por Compton. Ele menciona que uma das cidades importantes que Senaqueribe conquistou foi Laquis, mencionada na Bíblia e em documentos assírios. “Na parede do palácio de Senaqueribe, havia um relevo representando a conquista de Laquis, incluindo seu acampamento militar, que era oval. Esta imagem está agora no Museu Britânico, mas o acampamento nunca foi encontrado até a descoberta de Compton.”

Compton elaborou um mapa virtual para localizar o acampamento militar, combinando a paisagem com o relevo do palácio do rei Senaqueribe e utilizando fotografias aéreas de Laquis tiradas antes do desenvolvimento moderno. A forma oval do acampamento militar foi um fator determinante para a pesquisa de Compton.

Ele explicou: “Nós sabíamos que era oval. O que eu fiz foi pegar a imagem do relevo e compará-la com características reconhecíveis na paisagem real, sobrepondo as duas. Usei fotografias anteriores da paisagem da Segunda Guerra Mundial, bem antes de grandes mudanças terem sido feitas. E foi uma correspondência exata.”

Compton afirmou que a localização, posição, datas e nome do campo militar se enquadram no contexto histórico do campo de invasão de Senaqueribe. Ele espera que futuras escavações arqueológicas no local forneçam informações adicionais sobre a descoberta.

Ele concluiu: “Acho emocionante ter encontrado o local e espero que em breve vejamos escavações arqueológicas que possam nos dar mais informações sobre o local.”

Essa descoberta pode fornecer uma evidência física significativa que apoia os relatos bíblicos, oferecendo uma conexão tangível entre os textos antigos e a realidade histórica.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *