A equipe de Julian Nagelsmann foi forte demais para uma Escócia reduzida a dez antes do intervalo no jogo de abertura do EURO 2024.
A Alemanha entrou com tudo no jogo de abertura do EURO 2024 e goleou em Munique uma Escócia que jogou toda a segunda parte reduzida a dez jogadores.
Momentos-chave
10′ : Wirtz remata rasteiro para o fundo das redes
19′ : Musiala dispara para o segundo da Alemanha
44′ : Porteous comete grande encontro e vê vermelho direto
45’+1 : Havertz converte o consequente castigo máximo
68′ : Füllkrug faz o quarto com remate fantástico
87′: Autogolo de Rüdiger dá consolo à Escócia
90’+3: Can fecha a contagem já nos descontos
O jogo em poucas palavras: Alemanha entra com tudo
Florian Wirtz, uma das figuras da caminhada do Leverkusen rumo ao título na Bundesliga, deu o mote para uma grande vitória da anfitriã Alemanha no arranque do EURO 2024, ao abrir o ativo logo aos dez minutos, a passe de Joshua Kimmich, com um remate certo de que o goleiro da Escócia não conseguiu trabalhar.
Motivada pelo gol e pelo apoio ruidoso dos seus torcedores, a Alemanha continuou a pressão e aumentou a vantagem a meio da primeira parte. İlkay Gündoğan desmarcou Kai Havertz e este deixou para trás, para Musiala, que ajeitou para um remate fortíssimo e imparável. A situação ficou ainda pior para os escoceses pouco antes do intervalo, quando Ryan Porteous foi expulso por falta sobre Gündoğan dentro da grande área escocesa. Havertz não perdoou na cobrança da consequente grande deliberação e elevou para 3-0.
O festival ofensivo dos germânicos prosseguiu no segundo tempo. Leroy Sané e Maximilian Mittelstädt ficaram perto de aumentar a vantagem da Alemanha, mas foi Niclas Füllkrug, que havia saltado do banco antes pouco, a fazer o 4-0 com um remate forte e colocado. Antonio Rüdiger inadvertidamente desviou de cabeça a bola para o fundo das redes da baliza à guarda de Manuel Neuer, dando algum consolo à Escócia, mas ainda houve tempo para Can – também ele vindo do banco – recolocar os alemães com quatro gols de vantagem, assinando o 5-1 final com um remate rasteiro e colocado.
Estatísticas
- A Alemanha é a primeira equipe a ter dois jogadores com 21 anos ou menos a marcar no mesmo jogo do Campeonato da Europa.
- Os alemães, três vezes vencedores do torneio, marcaram pela primeira vez três golos na primeira parte de um jogo do EURO.
- Com 21 anos e 42 dias de idade, Wirtz é o jogador mais jovem a marca pela Alemanha na fase final do torneio.
- Manuel Neuer fez o seu 35º jogo no Campeonato do Mundo ou Campeonato da Europa, ultrapassando o recorde anterior de 34 que obteve a Philipp Lahm.
- Andy Robertson foi o capitão da Escócia pela 50ª vez, enquanto Scott McTominay e Ryan Christie fizeram o seu jogo 50.
- Andy Robertson foi capitão da Escócia pela 50ª vez, enquanto Scott McTominay e Ryan Christie somaram a 50ª internacionalização.
- Ryan Porteous é o primeiro jogador a ser expulso em sua estreia no EURO desde Aleksandar Dragović, da Áustria, contra a Hungria em 2016.
- Os três gols do Füllkrug em fases finais foram marcados após vir do banco de reservas.
- A Alemanha venceu o seu jogo de abertura de um Campeonato da Europa pela oitava vez; nenhum outro país conseguiu fazer mais do que seis.
- A Escócia sofreu cinco gols num jogo oficial pela primeira vez desde 2003, quando foi goleada por 6-0 pelos Países Baixos numa partida de qualificação para o EURO.
Ryan Porteous foi expulso pouco antes do intervaloAFP via Getty Images
Equipe
Alemanha : Neuer; Kimmich, Rüdiger, Tah, Mittelstädt; Andrich (Gross 46), Kroos (Can 80); Musiala (Müller 74), Gündoğan, Wirtz (Sané 63); Havertz (Füllkrug 63)
Escócia : Gunn; Hendry, Porteous, Tierney (McKenna 78); Ralston, McGregor (Gilmour 67), McTominay, Robertson; McGinn (McLean 67), Adams (Hanley 46), Christie (Shankland 82)
ALEMANHA 5 X 1 ESCÓCIA | MELHORES MOMENTOS | 1ª RODADA EUROCOPA 2024