Alemanha é campeã da Copa do Mundo, e EUA ficam fora do pódio

Alemanha BASQUETE Esportes
Compartilhe

Alemães vencem Sérvia na final e conquistam título inédito de forma invicta. Canadá fatura primeira medalha em Mundiais ao desbancar americanos na disputa do bronze

A Alemanha se sagrou pela primeira vez campeã da Copa do Mundo masculina de basquete. Neste domingo, os alemães venceram na final a Sérvia por 83 a 77 e selaram de forma invicta o título inédito em Manila, nas Filipinas. Dennis Schroder foi o destaque da final e também o MVP da competição (jogador mais valioso). Na disputa pelo bronze, o Canadá desbancou os Estados Unidos na prorrogação, tirando os rivais continentais do pódio do Mundial pela segunda edição consecutiva.

Alemanha campeã da Copa do Mundo de basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Alemanha campeã da Copa do Mundo de basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Os quatro primeiros colocados na Copa do Mundo se garantiram nas Olimpíadas de Paris, assim como Austrália, Sudão do Sul e Japão. O Brasil foi o 13º colocado na competição, sem vaga olímpica, mas com chances de classificação no pré-olímpico do ano que vem. A anfitriã França está garantida nos Jogos de Paris.

Dream Team

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) anunciou o quinteto ideal da Copa do Mundo. Além do MVP Dennis Schroder, o Dream Team contou com o canadense Shai Gilgeous-Alexander, o americano Anthony Edwards, o sérvio Bogdan Bogdanovic e o esloveno Luka Doncic.

Schroder comanda a Alemanha na final

Um campeão inédito já seria coroado em Manila. A Sérvia, vice-campeã em 2014, ainda não chegou ao topo do pódio desde o fim da Iugoslávia, pentacampeã mundial. A Alemanha só tinha no histórico o bronze da Copa do Mundo de 2002.

Dennis Schroder Alemanha basquete Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Lisa Marie David

Dennis Schroder Alemanha basquete Copa do Mundo — Foto: REUTERS/Lisa Marie David

O primeiro tempo foi de equilíbrio, com os times se revezando na liderança do placar. Só que a Alemanha deslanchou no terceiro quarto e viu a Sérvia parar, anotando apenas 10 pontos na parcial. Os alemães entraram no último quarto com 12 pontos de frente, viram os sérvios reagirem e diminuírem para apenas dois pontos, mas conseguiram evitar a virada pelas mãos de Dennis Schroder, que foi preciso no minuto finais.

Destaques da final
Dennis Schroder (ALE) – 28 pontos
Aleksa Avramovic (SER) – 21 pontos
Franz Wagner (ALE) – 19 pontos
Bogdan Bogdanovic (SER) – 17 pontos

Alemanha x Sérvia Copa do Mundo basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Alemanha x Sérvia Copa do Mundo basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

MVP da final

Apesar de Schroder ter sido o cestinha da partida e ter desequilibrado nos momentos decisivos, Franz Wagner foi eleito pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) o MVP da final (melhor jogador).

Canadá vence os Estados Unidos na prorrogação

Pela primeira vez o Canadá entrou no pódio de uma Copa do Mundo masculina de basquete. Os canadenses contaram com grandes atuações de Dillon Brooks e Shai Gilgeous-Walker para vencer os Estados Unidos por 127 a 118 na prorrogação. Um bronze inédito para Canadá, que foi vice-campeão olímpico em Berlim 1936.

RJ Barrett Canadá x EUA Copa do Mundo basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Canadá x EUA Copa do Mundo basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Sem seus principais jogadores da NBA, os americanos, por sua vez, ficam fora do pódio pelo segundo Mundial seguido – ficaram na sétima posição na China 2019. Desde 1970 os Estados Unidos não saiam sem medalha de dois Mundiais seguidos.

Austin Reaves Canadá x EUA Copa do Mundo basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Austin Reaves Canadá x EUA Copa do Mundo basquete — Foto: REUTERS/Eloisa Lopez

Destaques do jogo
Dillon Brooks (CAN) – 39 pontos
Shai Gilgeous-Walker (CAN) – 31 pontos e 12 assistências
Anthony Edwards (EUA) – 24 pontos
Austin Reaves (EUA) – 23 pontos
RJ Barrett (CAN) – 23 pontos


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *