Arqueólogos em Israel descobrem representações de heroínas bíblicas

Destaques Israel MUNDO Notícias
Compartilhe

Mosaicos bíblicos foram encontrados na nave principal de uma sinagoga.

A primeira representação conhecida de duas heroínas do Antigo Testamento foi descoberta por uma equipe de escavação em Israel.

A professora Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, foi responsável por liderar uma equipe de especialistas e estudantes em Israel, na região da Baixa Galiléia.

Segundo o Christian Post, o esforço de uma década ainda está em andamento, desenterrando mosaicos de quase 1.600 anos em uma antiga sinagoga judaica em Huqoq.

Depois de uma pausa por causa dos bloqueios da pandemia do Covid-19, o Projeto de Escavação Huqoq focou em sua 10ª temporada na parte sudoeste da sinagoga, onde os pesquisadores creem ter sido construída entre o final do quarto e início do século V d.C.

Segundo Magness, o piso da sinagoga é enfeitado com um grande painel de mosaico, que é dividido em três faixas horizontais, ou registros, tendo uma história do livro de Juízes contada em cada uma.

A escavação liderada por Magness e pelo diretor assistente Dennis Mizzi, da Universidade de Malta, desenterrou um painel de mosaico que representava os acontecimentos do capítulo quatro de Juízes, onde a profetisa e juíza Débora e o comandante Baraque, conduziram os israelitas na vitória contra os cananeus, comandados pelo general Sísera.

De acordo com a bíblia, o general Sísera fugiu para a tenda de uma mulher guenita chamada Jael. Essa mulher o matou durante o sono, enfiando uma estaca em sua têmpora.

Uma parte do mosaico desenterrado, mostra Baraque portando um escudo e Débora debaixo de uma palmeira olhando para ele. No meio do mosaico, o registro é parcialmente preservado, mas na parte inferior é possível ver Sísera morto, deitado no chão e sangrando.

Uma das cinco mulheres consideradas profetas no Antigo Testamento é Débora, além de ser a única juíza citada na bíblia.

Segundo Magness, a representação de Débora e Jael é notável, justamente pelo local onde foi encontrada.

“Vamos precisar de algum tempo para explorar e entender completamente o significado desta descoberta, mas a importância óbvia é a representação de duas heroínas em um lugar proeminente em uma antiga sinagoga”, disse Magness.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *