De acordo com um dos organizadores, 200 mil cartazes foram distribuídos
Cerca de 200 mil cartazes foram distribuídos na Avenida Paulista neste sábado (7), com frases contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e a favor do empresário Elon Musk, dono da rede social X.
O número foi divulgado pelo advogado e comentarista político Marco Antônio Costa, um dos organizadores do ato que pediu pelo impeachment de Moraes.
Os cartazes traziam dizeres como “Fora Moraes”, “Não irão nos calar”, “Democracy ou Moraes”, e “Se não pautar, vamos cassar!”.
– Os cartazes serão exigindo o impeachment de Alexandre de Moraes, pressionando Rodrigo Pacheco para pautar o impeachment, ecoando a frase de Elon Musk – “Moraes or Democracy” – e exigindo o desbloqueio da plataforma X, silenciada pela censura – explicou Marco Antônio, em suas redes sociais.
A Avenida Paulista foi invadida por uma multidão que concorda que o Senado deve iniciar o processo de impeachment do ministro do STF. Um novo pedido de impeachment contra o ministro será protocolado por parlamentares na próxima segunda-feira (9).
A coleta de assinaturas deste novo pedido se iniciou em 14 de agosto e é uma reação às denúncias contra Moraes, que foram publicadas pela Folha de São Paulo, de suposto uso indevido da estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para perseguir aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro negou as acusações.