Primeira pesquisa da série contratada pela EPTV sobre a intenção de voto à Prefeitura de Ribeirão Preto
O instituto Quaest e a EPTV divulgaram nesta terça-feira (27), a primeira pesquisa da série contratada pela EPTV sobre a intenção de voto à Prefeitura de Ribeirão Preto nas eleições municipais de 2024. Veja os números abaixo.
De acordo com o levantamento, o candidato Ricardo Silva (PSD) lidera a intenção de votos no município. Na sequência aparecem Jorge Roque (PT), Marco Aurélio (Novo), André Trindade (União) e Ismar Menezes (Agir).
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, se a pesquisa for repetida cem vezes, o resultado vai estar dentro da margem de erro em 95 vezes. Vale ressaltar que essa margem é de três pontos, para mais ou para menos.
Pesquisa
Os dados acima se referem ao cenário da pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
Em relação à pesquisa espontânea, cenário em que os entrevistados não têm acesso aos nomes dos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD) também lidera o ranking.
Na sequência aparecem André Trindade (União) e Marco Aurélio (Novo). Jorge Roque (PT) e Ismar Menezes (Agir) não foram lembrados pelos entrevistados.
A Quaest consultou 852 eleitores presencialmente entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é SP-06854/2024.
Confira os resultados
Pesquisa estimulada
- Ricardo Silva (PSD) – 46%
- Jorge Roque (PT) – 9%
- Marco Aurélio (Novo) – 6%
- André Trindade (União) – 5%
- Ismar Menezes (Agir) – 1%
- Indecisos – 14%
- Votos branco/nulo ou não vai votar – 19%
Pesquisa espontânea
- Ricardo Silva (PSD) – 5%
- André Trindade (União) – 1%
- Marco Aurélio (Novo) – 1%
- Roque (PT) – 0%
- Ismar Menezes (Agir) – 0%
- Indecisos – 89%
- Votos branco/nulo ou não vai votar – 4%
Rejeição
A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados quem são os candidatos que eles conhecem, entretanto, não votariam (rejeição).
Vale ressaltar que esse é o caso de um cenário estimulado, ou seja, em que os nomes são apresentados para as pessoas ouvidas.
Veja os números de rejeição
- Ricardo Silva (PSD) – 26% conhece e não votaria (rejeição)
- André Trindade (União) – 17% conhece e não votaria (rejeição)
- Jorge Roque (PT) – 10% conhece e não votaria (rejeição)
- Marco Aurélio (Novo) – 9% conhece e não votaria (rejeição)
- Ismar Menezes (Agir) – 7% conhece e não votaria (rejeição)