A Itália se classificou para as oitavas de final do Euro 2024 graças a um gol dramático de Mattia Zaccagni já nos descontos.
O gol de Mattia Zaccagni aos 98 minutos partiu os corações croatas, ao confirmar que a Itália – e não a Croácia – terminou em segundo lugar no Grupo B para se classificar para as oitavas de final do Euro 2024.
Luka Modric tornou-se o goleador mais velho da história do Euro ao compensar um pênalti falhado com um gol apenas 33 segundos após a falha, mas no final, seu gol foi em vão.
Com o empate tardio, a Itália defrontará a Suíça, em Berlim, no dia 29 de Junho, enquanto a Croácia terá agora uma espera nervosa para ver se consegue ficar entre os melhores terceiros classificados e chegar à fase a eliminar. Parece improvável, com apenas dois pontos no placar.
A primeira metade deste encontro foi acirrada, cautelosa e ousamos dizer… monótona. Como nenhum dos lados queria sofrer primeiro, a maior parte da posse de bola foi no terço central do campo.
Enquanto a Croácia teve mais posse de bola, a Itália criou mais oportunidades na primeira parte e foi Alessandro Bastoni quem deu a Dominik Livakovic o seu primeiro verdadeiro teste aos 27 minutos. O cabeceamento poderoso de Bastoni após cruzamento fantástico de Nicolò Barella foi brilhantemente defendido pelo goleiro croata, desviando a bola por cima da trave.
Com a Croácia precisando vencer esta partida para passar à fase a eliminar, eles precisaram intensificar o jogo no segundo tempo. Eles tiveram a chance de assumir a liderança apenas sete minutos após o intervalo, quando o VAR interveio para marcar um pênalti após uma bola de mão de Davide Frattesi na área.
Modric se adiantou, mas viu seu pênalti ser defendido pelo capitão italiano Gianluigi Donnarumma. Excluindo os pênaltis, foi o terceiro pênalti falhado consecutivo da Croácia em um grande torneio de futebol, depois da falha de Bruno Petkovic no jogo de abertura do torneio contra a Espanha e da falha de Modric na Copa do Mundo de 2018 contra a Dinamarca.
O capitão croata não precisava de se preocupar. Apenas 33 segundos depois, ele teve a chance de se redimir após outra excelente defesa de Donnarumma. O remate de Ante Budimir foi defendido pelo goleiro, mas apenas para Modric, que chutou alto para a rede italiana. Ao fazer isso, Modric tornou-se o artilheiro mais velho da história do Campeonato Europeu .