Conhecido por ser um destino com mar azul turquesa e muito seguro para os turistas, Curaçao, no Caribe, pode ser uma ótima opção para quem deseja curtir as férias em qualquer época do ano.
Isso porque, ao contrário de outras ilhas desta região, o país apresenta pouca precipitação de chuva e está fora da rota de furacões. “A nossa localização geográfica permite-nos promover esta condição diferenciada. E muitos turistas vêm o ano todo, porque sabem que não temos problemas”, destaca Hugo Clarinda, diretor do escritório de Turismo de Curaçao.
Inclusive, desde o segundo semestre do ano passado, o local recebe voos direto de Belo Horizonte (MG), o que facilitou a chegada de mais brasileiros. Antigamente, o jeito mais fácil de chegar até lá era saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, com escala em Bogotá, na Colômbia.
Segundo dados oficiais do turismo de Curaçao, com essa nova rota o número de turistas brasileiros mais que dobrou, passando de 10,2 mil, em 2022, para 26 mil em 2023.
Quatro idiomas
A capital do país, Willemstad – Curaçao
“Bon Bini”. Essa é a tradução para bem-vindo em papiamento, um dos principais idiomas falados em Curaçao. A língua crioula mistura um pouco de português, espanhol e só quem é nascido no local consegue entender.
“Embora existam diferentes teorias sobre a sua origem, a maioria dos linguistas acredita atualmente que o papiamento se originou na costa da África Ocidental, pois apresenta grandes semelhanças com o crioulo cabo-verdiano e o crioulo da Guiné-Bissau.”
- Hugo Clarinda, diretor do escritório de Turismo de Curaçao.
A língua é usada no dia a dia em igrejas, parlamentos e ensinado nas escolas como língua materna. Mas como o país foi colonizado pela Holanda, os curuçaenses também aprendem holandês de forma obrigatória quando pequenos.
@hadassaviagens.oficialms