Estados Unidos conquistou pela quinta vez o ouro olímpico no basquete masculino. Enfrentando a França, o ‘dream team’ teve dificuldades em muitos momentos difíceis, mas com Stephen Curry decisivo, a vitória por 98 a 87 deu aos Estados Unidos puderam comemorar o pentacampeonato olímpico seguido – desde Pequim 2008 os estadunidenses vencem o basquete.
Além do penta olímpico, os Estados unidos tem agora o maior campeão olímpico do basquete masculino, com Kevin Durant. Ele tem agora quatro ouros em sua coleção, estando presente nos Jogos de Londres, Rio de Janeiro, Tóquio e agora Paris.
Stephen Curry foi o nome do jogo novamente. Ele foi o cestinha do jogo com 24 pontos, todos em oito bolas de 3 pontos. Detalhe que as últimas quatro bolas de 3 de Curry no jogo foram nos minutos finais e foram cruciais para a vitória. Devin Booker e Kevin Durant com 15 pontos cada e LeBron James com um duplo-duplo com 14 pontos e 10 assistências
Pela França, o fenômeno Victor Wembanyama foi o destaque com 26 pontos, seguido por Guerschon Yabusele com 20 pontos.
O jogo
Quem esperava um passeio dos Estados Unidos na final pode ter ficado decepcionado. empurrado pela torcida, a seleção francesa foi com vontade para evitar que o ‘dream team’ passeasse. Comandados por Wembayama, os franceses chegaram a liderar por alguns momentos no quarto, mas Anthony Edwards conseguiu dar a vantagem de cinco pontos no primeiro período – 20 a 15. No segundo quarto, uma troca de bolas convertida nos ataques deu vantagem para os Estados Unidos, que conseguiu aumentar a diferença para oito pontos no fim do primeiro tempo – 49 a 41.
No segundo tempo, os Estados Teve o seu melhor momento no jogo, chegando a aumentar a diferença para 14 pontos. Mas a França, com Wembanyama e Yabusele, conseguiram baixar a diferença e tiraram a diferença, chegando ao último quarto com a diferença de seis pontos.
No último quarto, a França foi lutando e com boas bolas, chegou a baixar a diferença para 3 pontos a menos de três minutos no fim – 82 a 79 e quando a torcida francesa começou a acreditar que o milagre aconteceria, apareceu Stephen Curry, que assim como na semifinal contra a Sérvia, foi crucial para a vitória. Desta vez, Curry foi decisivo com quatro bolas de 3, acabando com o ânimo francês e fechando o jogo: 98 a 87, ouro para os Estados Unidos, o quinto seguido do país no basquete.