Um homem acusado do crime de descumprimento de medida protetiva de urgência, foi preso pela equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Bastos, chefiada pela delegada Gabriela Coneglian Brichi, na tarde desta quarta-feira, dia 22. A delegada informou que: “A medida protetiva de urgência, em vigor desde dezembro de 2024, proibia o acusado de se aproximar da vítima e dos bens pertencentes a ela, inclusive de veículos automotores, além da proibição de fazer menção ou postar foto da vítima em redes sociais. Segundo as investigações, o indivíduo teria descumprido, por ao menos, duas vezes, a ordem judicial”.
A titular da DDM de Bastos destacou ainda que: “A prisão ocorreu após a vítima, que reside na cidade de Bastos (SP), registrar mais um episódio de violação da medida, relatando que o homem aproximou-se de sua motocicleta e amarrou, com enforca gato, pacotes de preservativos, bem como publicou fotografias dela em rede social. As investigações apontam que ao amarrar os pacotes de preservativos na motocicleta da vítima, enquanto deixava a moto estacionada em via pública, o homem retirava as velas da motocicleta, fazendo com o que a vítima não conseguisse ligar e sair com o veículo”.
A delegada Gabriela Coneglian Brichi acrescenta que: “A medida protetiva foi concedida pela Justiça após a mulher denunciar que o homem, por reiteradas vezes, amarrou com enforca gato, pacotes de preservativos em sua motocicleta. Além disso, ele também realizava montagens com fotos da vítima e as deixava na motocicleta, amarradas. Outras vezes, fazia menção à vítima, postando fotos dela em sua rede social. O acusado foi localizado e detido, na tarde de hoje, quando foi informado de que, além da violação da medida protetiva, poderá ser enquadrado em outro crime, como o crime de perseguição, crime recente e inserido no Código Penal no ano de 2021”.
Ainda de acordo com a delegada de Bastos, após ser preso, o home foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e posteriormente, à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Tupã (SP), onde ficou à disposição da Justiça para as devidas providências legais. “A relevância da prisão se dá pela necessidade de assegurar a efetividade das medidas protetivas de urgência, que têm o objetivo de proteger a integridade física, psicológica e moral da vítima de violência. Essas medidas são essenciais para evitar que a violência continue, além de reforçar a garantia de segurança e bem-estar.
A delegada Gabriela Coneglian Brichi ressalta que: “A Polícia Civil, em especial a DDM de Bastos, tem atuado no cumprimento dessas ordens, realizando prisões de indivíduos que desrespeitam medidas protetivas. Quando ocorre uma prisão por descumprimento de medida protetiva, ela é frequentemente destacada como uma ação importante para garantir a segurança da vítima e o cumprimento das decisões judiciais”, finalizou.