EUA enviam submarino e porta-aviões a Israel diante de temor de retaliação do Irã

Estados Unidos da América GUERRA ISRAEL CONTRA TERRORISTAS HAMAS Israel ISRAEL MANCHETE
Compartilhe

Americanos intensificam presença militar na região, após escalada de tensão no Irã

O general Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono, anunciou nesta segunda-feira o envio do submarino Georgia, com capacidade de disparar mísseis, para o Oriente Médio em meio à expectativa de uma potencial retaliação do Irã ao ataque atribuído a Israel que causou a morte do líder do Grupo Terrorista do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã no fim de julho. O anúncio é mais uma tentativa dos EUA de tentar dissuadir o governo iraniano contra uma ação que poderia levar à escalada de um conflito. Previamente, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou que ordenou o envio à região do porta-aviões USS Abraham Lincoln, equipado com caças F-35.

Nesta segunda-feira, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que o presidente Joe Biden e os líderes de França, Alemanha, Itália e Reino Unido abordaram ao telefone que há o risco de Irã lançar “uma série de grandes ataques” contra Israel ainda esta semana. Em um comunicado conjunto, emitido após a ligação, os governantes pediram que o Irã “renuncie” às suas ameaças de ataque.

“Instamos o Irã a desistir de suas ameaças contínuas de um ataque militar contra Israel e discutimos as sérias consequências para a segurança regional que poderia haver se isto ocorrer”, destacaram os dirigentes em nota publicada após um telefonema conjunto.

Ao chanceler alemão, Olaf Scholz, o presidente iraniano, Masud Pezeshkian, afirmou nesta segunda-feira que seu país tem “direito a responder” às agressões.

“Embora enfatize a resolução de problemas pelo diálogo, o Irã nunca se submeterá à pressão, às sanções, ao assédio e à agressão e, em linha com a normas internacionais, se reserva o direito a responder aos agressores”, disse Pezeshkian, segundo uma nota publicada pela agencia oficial Irna após o telefone entre os dois líderes.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *