Americanos enfrentam tempestades de neve, voos cancelados, acidentes de trânsito e falta de luz em vários estados
A onda de frio congelante do Ártico que atinge grande parte dos Estados Unidos neste sábado (24) deixou quase 2 milhões de pessoas sem energia e pelo menos 17 pessoas morreram, principalmente em acidentes de carro.
As condições do tempo ainda provocaram o cancelamento de pelo menos 1.800 voos em várias partes do país só nesta véspera de Natal e um total de 4 mil atrasos foram registrados pelo serviço de rastreamento de voos FlightAware. Na sexta-feira (23), mais de 5.500 voos deixaram de decolar.
O NWS (Weather Prediction Center), serviço americano de meteorologia, alerta que estados mais ao norte do território americano, como Montana e Dakota do Norte, devem registrar temperaturas abaixo dos – 50ºC.
Minneapolis, no estado de Minnesota, foi o ponto mais frio dos EUA neste sábado, com -21ºC, e na manhã de Natal, o ponto mais frio será Fargo, na Dakota do Norte, com -29ºC.
Vários estados já declararam situação de emergência, incluindo Nova York, Oklahoma, Kentucky, Geórgia e Carolina do Norte.
Falta de luz
A tempestade de intensidade incomum foi provocada por uma “bomba de baixa pressão”: um choque entre duas massas de ar, uma muito fria do Ártico e outra tropical do Golfo do México, com o agravante de uma queda repentina da pressão atmosférica, em menos de 24 horas.
Este tipo de tempestade acontece “apenas uma vez por geração”, segundo o escritório do NWS em Buffalo.
Como se esperava, a queda das temperaturas provocou uma sobrecarga dos sistemas de energia em todo os EUA. Muitas companhias elétricas pediram aos clientes para economizarem energia, não ligando grandes aparelhos e apagando luzes desnecessárias. Além disso, há danos causados por tempestades de neve em linhas de transmissão.
Segundo o projeto PowerOutage.us, nesta manhã de véspera de Natal mais de 1,5 milhão de consumidores em 19 estados acordaram sem energia elétrica.
Mortes no trânsito
Acidentes de carro fatais em todo o país deixaram pelo menos 17 mortos por conta do clima gelado, de acordo com relatos da mídia.
Dois motoristas morreram e vários outros ficaram feridos em um engavetamento de 50 veículos que fechou a rodovia Ohio Turnpike em ambas as direções durante uma nevasca perto de Toledo. O acidente forçou motoristas a se abrigarem em um ônibus para evitarem congelamento em seus carros, disseram autoridades.
O governador do Kentucky, Andy Beshear, estado onde foram registradas três mortes em acidentes de trânsito neste sábado, alertou os moradores para “ficarem em casa, seguros e vivos”.
“Eu sei que é muito difícil porque é véspera de Natal. Mas estamos tendo dezenas e dezenas de acidentes”, disse Andy. “Simplesmente não é seguro”, sair de casa.
Tempestades de inverno nos EUA trazem alerta para ciclones-bomba