Equipamento terá por inspiração o Cristianismo e será erguido em Santa Cruz
A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu criar o Parque Terra Prometida, o primeiro temático do município, em Santa Cruz, Zona Oeste, onde atualmente funciona a Cidade das Crianças Leonel Brizola. O equipamento terá 198,5 mil metros quadrados, será o sexto erguido no município desde 2021 e terá por inspiração o Cristianismo.
– Esse será um parque especial porque, além dos benefícios que trará para o meio ambiente e a população, também será um espaço dedicado à propagação e ao exercício da fé. Um lugar de congregação, peregrinação e para a realização de eventos religiosos, que fará bem ao corpo e à alma – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
O Terra Prometida também será mais uma ação da Prefeitura do Rio voltada para o estímulo do turismo religioso. Por isso, o local será dotado de toda a infraestrutura necessária para acomodar da melhor maneira seus visitantes. Estão previstas uma Esplanada para eventos com capacidade para 70 mil pessoas em pé, auditório principal para 6 mil pessoas sentadas, salas de conferência, estacionamento para 700 vagas e cerca de 200 ônibus, hotel e escola.
No projeto do parque Terra Prometida ainda consta um Jardim de Contemplação, bosque nativo, Caminho das Águas, parque infantil, ciclovia, quadras esportivas, além de lojas de apoio para alimentação e comércio.
– O Rio de Janeiro possui diversos marcos religiosos ligados ao turismo, como o Cristo Redentor e o Santuário da Penha, além da festa de Réveillon, que tem origem em manifestações religiosas de matriz africana e o próprio carnaval. O município também foi palco para o surgimento de algumas correntes pentecostais. Com essa proposta, o prefeito reconhece a importância desse segmento nas políticas públicas. Por outro lado, há também o objetivo de atrair mais turistas para a cidade – disse o vice-prefeito eleito do Rio e coordenador do Gabinete de Transição, Eduardo Cavaliere.