Nesta segunda-feira (8), um evento político importante marcou o lançamento da pré-candidatura de Jean Garcia Baleche, mais conhecido como Garcia da Hadassa, à prefeitura de Marília. O empresário, representante do partido Novo, concedeu uma entrevista coletiva revelando detalhes de seu plano de governo, intitulado Projeto Aliança 100, que traz consigo 100 propostas de trabalho relacionadas ao centenário de Marília, previsto para 2029.
Durante a entrevista, Garcia destacou seu compromisso em doar o salário de prefeito, atualmente estipulado em R$ 23.320, para uma entidade assistencial, como forma de contribuir com a comunidade. Ele ressaltou sua motivação em deixar um legado para a cidade, buscando mudanças e uma gestão eficiente que atenda às necessidades da população.
O empresário enfatizou a importância da participação feminina na política, expressando seu desejo de ter uma mulher como vice em sua chapa. Além disso, mencionou a necessidade de adesão de outros partidos e lideranças, destacando a importância do diálogo e da construção de uma campanha propositiva.
Ao abordar temas como a gestão pública, Garcia criticou o modelo de concessão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), suspendido pela Justiça, e defendeu a terceirização com um modelo que considere o bem-estar dos servidores e o custo final para a população.
Ele também criticou o programa de radares no trânsito da cidade, apontando para um ganho financeiro expressivo e sugerindo uma auditoria no Instituto de Previdência Municipal de Marília (Ipremm) para compreender o tamanho da dívida e eventuais falhas de gestão.
Garcia apresentou uma série de propostas para revitalização do centro comercial, novo modelo para o terminal de ônibus e enfatizou a importância do diálogo e da colaboração entre lideranças políticas para o desenvolvimento da cidade.
Em momento emocionante Garcia falou sobre a Saúde Mental dos marilienses, cidade que eleva a cada dia o número de pessoas que tiram a própria vida, reforçando que se dedicará a cuidar dos munícipes já na escola, com auxílio de psicólogas em tempo integral.
Outros temas abordados na entrevista foram sobre o transporte coletivo, retorno da Legião Mirim, volta do Copom, implantação da Guarda Civil em parceria com a Polícia Militar, Parque Tecnológico, Meio Ambiente e incentivo ao esporte. “O Marília Atlético Clube (MAC) não pode ser aproveitado politicamente e quero criar o Projeto 100, que será composto por 100 projetos de esporte, contemplando o atletismo também. Nosso município necessita de arborização e de uma nova política ambiental. Sobre o Parque Tecnológico, vamos fazer em parceria com empresários de Israel que são especialistas em tecnologia de primeiro mundo”, comentou.
Um dos pontos que mais chamou atenção na entrevista coletiva foi o problema da Saúde Mental no município. “Nosso governo, se eleito, implantará o projeto da Escola Empreendedora, que vai despertar nos adolescentes e jovens o desejo pelas profissões e empreendedorismo, driblando assim a depressão e os casos de suicídio, reforçando que se dedicará a cuidar dos munícipes já na escola, com auxílio de psicólogas em tempo integral. O jovem precisa ter vontade de viver, conquistando seus sonhos e objetivos de vida”, salientou ao chamar o vendedor de trufas, Lucas, de 13 anos, presente na coletiva.
Garcia argumentou que Lucas é empreendedor já na adolescência, o que proporciona a vontade de viver e construir um futuro.
“Estão vendo como é preciso ter foco na vida? Desde cedo trabalhei entregando panfletos para ajudar minha família. Não tenho problemas com isso. Temos que incentivar o empreendedorismo logo na infância”, concluiu o empresário, que respondeu diversas questões em duas horas de coletiva à imprensa.
Com um olhar voltado para o futuro, Jean Garcia busca trazer uma abordagem inovadora à política de Marília, com propostas concretas e um compromisso genuíno com o bem-estar da comunidade. Sua pré-candidatura promete trazer novos horizontes e uma gestão comprometida com as demandas e aspirações da população mariliense.