Prova seguia estável até peça se soltar de carro do piloto da Williams, o que afetou configuração do restante do pódio. Leclerc e Piastri chegaram em segundo e terceiro
Uma semana depois de garantir seu tetracampeonato mundial, Max Verstappen venceu o GP do Catar, neste domingo. Largando da segunda colocação, ele superou o pole position George Russell em meio a uma série de punições e incidentes que acionaram o safety car três vezes ao longo da prova – o principal deles, graças ao retrovisor que se soltou do carro de Alexander Albon. Charles Leclerc foi de quinto a segundo colocado, e Oscar Piastri chegou em terceiro lugar.
Ao todo, cinco pilotos abandonaram a corrida. Sem as paralisações, o resultado da prova – que seguia sem mudanças até perto de sua metade, com Norris e Russell no top 3 – seria diferente. O britânico da McLaren, por exemplo, acabou punido por não desacelerar sob uma das bandeiras amarelas.
Já o piloto da Mercedes acabou prejudicado por fazer um pit stop cedo demais e colocar os pneus duros, enquanto os rivais foram presenteados pela paciência com um safety car que os permitiu visitar os boxes sem perder posições.
Por sua vez, Leclerc conseguiu herdar a posição de Norris depois de entrar no top 3 graças à bandeira amarela que vetou a aproximação de Piastri, no retorno dos boxes. O caos, porém, permitiu que Zhou conseguisse ir de 12º a oitavo lugar, conquistando os primeiros quatro pontos da Sauber na temporada.
Com um piloto da Ferrari e outro da McLaren no pódio, a disputa pelo campeonato de construtores foi adiada para o GP de Abu Dhabi: a equipe inglesa, líder do Mundial, sairá do Circuito de Lusail com 17 pontos conquistados contra 26 da rival italiana. A diferença entre elas agora é de 21 pontos.
Resultado
Resultado do GP do Catar — Foto: F1
A 24ª e última corrida da temporada 2024 da F1 será no próximo domingo, 8 de dezembro: o GP de Abu Dhabi. O ge acompanhará a etapa em tempo real. Veja calendário!
Momentos-chave
A largada
Russell e Verstappen saíram lado a lado até a primeira curva, quando o holandês pôs seu carro à frente. Norris surgiu na parte de fora, cercando o tetracampeão ao lado de Russell, e também chegou a avançar alguns metros em relação aos dois rivais de olho na liderança. A posição, porém, ficou com o piloto da RBR.
Largada do GP do Catar da F1 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images
No fundo do grid, o 18º colocado Nico Hulkenberg colidiu com o 19º Franco Colapinto e o último colocado, Esteban Ocon. O francês da Alpine foi espremido pelos rivais e, enquanto o alemão da Haas apenas rodou, seus adversários não tiveram a mesma sorte e abandonaram.
Franco Colapinto e Esteban Ocon batem no GP do Catar da F1 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images
A colisão entre eles chegou a tirar faíscas dos carros; mais à frente, o 15º colocado Lance Stroll tocou em Alexander Albon, 16º na largada, e fez o piloto da Williams rodar. O canadense recebeu 10s pelo contato, e abandonaria a prova oito voltas depois.
Da calmaria…
A corrida recomeçou na volta cinco e, a partir daí, seguiu sem mudanças, com Verstappen liderando à frente de Norris e Russell, e Piastri firme na quarta colocação. O britânico da Mercedes foi o primeiro deles a visitar os boxes, na 24ª volta, trocando os pneus médios pelos duros.
A Ferrari conseguiu avançar timidamente ainda na primeira metade da disputa: Leclerc seguia em quinto lugar acompanhado de Sainz, que herdou a sexta colocação pela largada ruim de Hamilton – o veterano perdeu duas posições no começo. Com a troca de Russell, eles subiram para quarto e quinto, respectivamente.
…ao caos!
A prova seguia tranquila até a volta 32, quando um retrovisor do carro de Albon se soltou. Inicialmente, a direção de provas sinalizou o trecho com bandeiras amarelas – e Norris foi o único a não reduzir. Com a peça perdida pela pista, Bottas, Hamilton e Sainz passaram por cima dela, e os dois últimos acabaram sofrendo um furo no pneu.
Os dois entraram nos boxes no 35º giro, assim como Piastri, embora ele só mirasse a troca estratégica de pneus. Aí, a direção de prova mandou o safety car à pista pela segunda vez para a limpeza do trecho. Vários pilotos, incluindo Verstappen, Norris e Leclerc, pararam. O monegasco havia entrado no top 3 graças ao pit stop de Piastri, momentos antes da bandeira amarela.
Safety car trouxe pilotos para cortar caminho pelos boxes por causa de retrovisor caído na pista, no GP do Catar da F1 2024 — Foto: Peter Fox/Getty Images
O carro de segurança deixou a pista após cinco voltas, mas não por muito tempo: enquanto Verstappen mantinha Norris atrás dele na relargada, fechando a porta para o rival, Pérez rodou e parou na brita. Na volta 10, Hulkenberg teve o mesmo destino.
Foram mais três voltas atrás do safety car, pela terceira vez. Na relargada, nenhuma mudança na dianteira exceto por Norris, punido com um stop and go de 10s porque não desacelerou sob as bandeiras amarelas. O piloto da McLaren visitou o pit lane para cumprir a sanção no 46º giro, cedendo o segundo lugar para Leclerc, e voltou em 15º.
Depois dele, Hamilton foi punido com um drive through por acelerar no pit lane. O heptacampeão, apenas 11º colocado, cumpriu a punição na volta 48. E a menos de quatro voltas da bandeirada, mais uma : desta vez de 10s para Albon, por um contato com Kevin Magnussen no começo da corrida.