Principal índice da bolsa de valores brasileira fechou em 107 mil pontos nesta sexta-feira (05), enquanto dólar recuperou as quedas da semana
O Ibovespa fechou com um avanço modesto nesta sexta-feira (05), em sessão marcada por dados mais fortes do que o esperado sobre o mercado de trabalho norte-americano, que beneficiaram ações atreladas a commodities, bem como uma nova bateria de resultados corporativos no Brasil.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,47%, a 106.387 pontos, segundo dados preliminares, após recuar a 105.517 pontos na mínima e avançar a 107.176 pontos no melhor momento do pregão – renovando máxima intradia em quase dois meses. O volume financeiro no pregão somava R$ 24,16 bilhões.
Com tal desempenho, o Ibovespa acumulou um ganho de 3,12% na semana, a terceira seguida de alta, em performance que foi ajudada ainda pela aposta de que o Banco Central pode ter encerrado na última quarta-feira (03) ou finalizará em breve o ciclo de alta de juros no Brasil.
Dólar
O dólar chegou a subir mais de 1% pela manhã, mas com o pregão em curso perdeu ritmo, virou e caiu na mesma magnitude nesta sexta-feira, influenciado por entradas de recursos pela perspectiva de parada na alta dos juros.
O real atipicamente descolou de seus pares, ostentando o segundo melhor desempenho global numa curta lista de seis moedas que bateram o dólar no dia.