Marília confirma sétima morte por tuberculose em 2024 e aumento de 20% nos casos

ALTA PAULISTA MARÍLIA Marília SAÚDE
Compartilhe

Vítima é um homem de 64 anos, que morreu em outubro. Até o início de dezembro, foram registrados 72 casos da doença neste ano, frente a 60 no ano passado.

A Secretaria de Saúde de Marília (SP) confirmou, na segunda-feira (9), o sétimo óbito por tuberculose no município em 2024.

A vítima morreu no dia 13 de outubro, após complicações da doença, mas o caso só foi confirmado oficialmente nesta semana.

Segundo a pasta, trata-se de um homem de 64 anos, que tinha histórico de uso recorrente de drogas ilícitas, alcoolismo e tabagismo. Ele foi internado no dia 18 de setembro e teve o quadro agravado, morrendo um mês depois.

Com essa confirmação, Marília soma sete mortes por tuberculose este ano, um aumento de 16,66% em relação a 2023, quando o município registrou seis óbitos pela doença.

Além disso, o número de casos de tuberculose também subiu em 2024. Marília registrou 72 casos, um aumento de 20% em comparação com os 60 casos notificados no ano passado.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado bacilo de Koch. É uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa para outra.

A doença atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Quando o doente tosse, fala ou espirra, ele espalha no ar gotas muito pequenas com o micróbio. Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.

O contágio acontece da seguinte forma: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, sangue contaminado, beijo, copo, talheres, roupa e colchão. A doente só é transmitida pelo ar.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *