Campo Grande chega aos 124 anos em pleno crescimento econômico e social, mas sem perder a sua principal característica – a conexão com a natureza e com a qualidade de vida.
“Somos uma metrópole vibrante, que abre os braços e recebe com afeto todos que aqui chegam para somar e construir. Neste aniversário, a Capital protagoniza um novo tempo de união, parcerias e maiores investimentos, anunciando obras e serviços que ultrapassam R$ 540 milhões. Nos 124 anos de Campo Grande a cidade avança de cabeça erguida, vislumbrando um horizonte luminoso que celebra o trabalho e a vida”, celebra a prefeita Adriane Lopes.
Neste 26 de agosto, data que se comemora mais um ano de emancipação política de Campo Grande, a população expressa o sentimento de pertencimento à cidade. O modelo de gestão participativa é sentido em todos os cantos. Resultado dessa aproximação com as comunidades/bairros permitiu à administração municipal maior celeridade e assertividade na tomada de decisões a fim de atender aos anseios da população. Foi um ano de retomada de obras, revitalizações em estruturas da saúde e educação, mobilidade urbana e, sobretudo, no cuidado com as pessoas. Nas sete regiões da Capital, a Prefeitura tem realizado ações que transformam a vida dos cidadãos.
Na Região Urbana do Segredo, por exemplo, umas das ações mais aguardadas pela comunidade são as obras da pavimentação asfáltica do Nova Lima. Com quase 50 mil moradores, o bairro se tornou referência em desenvolvimento e subsistência.
“Os 124 anos de Campo Grande chega com uma grande comemoração relacionada ao atendimento à nossa comunidade, que não é só simbólico, mas também com fatos, obras e ações a serem mostradas. Uma gestão comprometida com os anseios da população e o grande marco dessa celebração são as obras de asfalto aqui no Nova Lima. Isso valoriza nosso centro comercial, há investimentos do setor empresarial, gera emprego, deixa o bairro com ar de modernidade e uma área independente, subsistente. Grande comemoração. Percebemos que a administração tem ouvido os moradores dos bairros, tem ouvido a população e aproximado as comunidades nas tomadas de decisão e avançado conforme nós moradores dos bairros apontamos como prioridade ”, aponta Pedro Domingos Faustino, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nova Lima.
Na Região Urbana do Centro, a população comemora o início das obras do Condomínio Belas Artes. A iniciativa vai adensar a população na área central da cidade, como parte da política de habitação do Município, que visa fomentar a ocupação de áreas com vazios urbanos e a revitalização do comércio na Zona Especial de Interesse Cultural (ZEIC), por meio da melhoria da infraestrutura e dos espaços públicos.
“Era um desejo de toda a comunidade. Essa administração tem um diferencial, pela primeira vez acontecendo esses encontros presenciais com as lideranças no próprio bairro, onde a prefeitura está indo não apenas com a prefeita representando, mas com os secretários, que vão lá e escutam a população e planejam as ações conforme mostramos as necessidades de cada região. Essa construção do condomínio chegou nos 124 anos de Campo Grande e sem dúvida foi recebida com grande entusiasmo por toda a região. Serão mais de 3.200 cidadãos beneficiados com moradias em excelente localização e sabemos que os imóveis da região também se valorizam com esse empreendimento. Além disso, esse projeto vai proporcionar novos empregos, geração de renda e tributos que serão revertidos em melhorias para a população da Capital”, comemora João Eulogio Barbosa de Matos, presidente do Conselho Regional da Região Urbana do Centro.
Na Região Urbana do Bandeira, uma das principais vias de tráfego que liga o bairro-centro e vice-versa vai desafogar um gargalo antigo do trânsito, com o reordenamento da rotatória da Avenida Três Barras. A requalificação viária da rotatória da Avenida Três Barras já está em processo de finalização para a entrega prevista para o dia 11 de setembro deste ano. As sinalizações horizontal e vertical já estão sendo implementadas.
“Primeiro eu preciso destacar a característica dessa gestão, que é a valorização das lideranças comunitárias. A administração saiu do gabinete e veio ao encontro da população, com reuniões in loco e a presença de toda a máquina pública. Foi assim que essa obra aqui na Três Barras saiu do papel. O reordenamento da rotatória, mais a implementação adequada libera o fluxo do tráfego, que era problemático principalmente nas horas de pico. Os motoristas ficavam muito tempo presos no início da manhã e final da tarde. Agora, além de melhorar para os moradores da região, a avenida também se torna mais atrativa para comerciantes e empresários que se interessam em investir nesse importante ponto de Campo Grande”, destaca José Humberto, presidente do Conselho da Região Bandeira.
Na Região do Anhanduizinho, outra importante obra no tráfego de Campo Grande é a duplicação da Avenida dos Cafezais, um trecho 1,5 km (entre a Avenida Gury Marques e a Rua Delegado Hartmann), além do recapeamento de 6,2 km de toda extensão até a Rua Engenheiro Paulo Frontin, no acesso ao Los Angeles.
“Essa gestão tem um diferencial, que é ouvir o líder comunitário e esse sempre foi um dos nossos pedidos, uma demanda antiga: a revitalização e duplicação da Avenida dos Cafezais. A infraestrutura traz mobilidade e desenvolvimento para a nossa região, seja para o comércio, para as empresas e todos os setores, além de deixar nossos bairros com visual moderno, de um grande centro urbano. Esperávamos por isso há muitos anos e, agora que aconteceu, só temos a agradecer à administração pública por esse olhar carinhoso para a nossa comunidade”, enaltece Tony Nogueira, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Radialista.
Na saúde, Campo Grande também ganhou com investimentos na reforma das Unidades Básicas de Saúde do Serradinho, Jardim Itália e dos conjuntos habitacionais Iracy Coelho, Cohab e Maria Aparecida Pedrossian. São prédios antigos que receberão pintura, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, além de reparos na cobertura.
Na Região do Imbirussu, a Unidade Básica de Saúde DR. Vespasiano Barbosa Martins já ganhou essa revitalização. “A revitalização dessa unidade de saúde já era reivindicada há muito tempo pelos moradores da Região do Imbirussu e chega na celebração dos 124 anos de Campo Grande, um momento muito especial. Foi só no momento em que a administração pública da cidade nos inseriu no planejamento, passando a ouvir nossas necessidades, que isso tornou realidade. E uma comemoração de aniversário, com investimento na saúde, com certeza agrega valor também ao cuidado com as pessoas, no bem-estar, no cuidado humanitário. Parabéns para o Executivo Municipal e os 124 anos de Campo Grande”, destaca Jociane Dias da Silva, presidente da Associação dos Moradores do Jardim Carioca.
Na Região do Prosa, outra unidade de saúde tão importante para a comunidade também já ganhou seus primeiros cuidados e atenção com o início da revitalização. “A revitalização da unidade de saúde do Nova Bahia é sem dúvida, um anseio de toda a Região do Prosa, uma unidade 24 horas, que recebe as famílias de toda a região, sendo referência em atendimento. A gestão nos permitiu apontar nossas prioridades, dizer o que era urgente, o que precisamos, e entendeu a importância dessa estrutura e isso com certeza é um grande motivo para que possamos comemorar esse aniversário de Campo Grande”, aponta Marilce Oliveira de Souza, presidente da Associação dos Moradores do Nova Bahia.
Na Educação, o programa Juntos Pela Escola lançado pela Prefeitura de Campo Grande em abril, com investimentos de R$ 40 milhões para reforma das 205 unidades escolares é celebrado pela população, especialmente para as comunidades da Região Urbana do Lagoa.
“Sabemos que a administração pública precisa não apenas da boa vontade, mas de recursos para executar os projetos e ações. Entendemos que a gestão está sempre em busca de recursos e emendas para trazer essa infraestrutura para as comunidades. E dessa vez, com recursos próprios, a Prefeitura priorizou a Educação e o nosso bairro ganhou muito, com a revitalização da nossa Escola Municipal Professor Antônio Lopes Lins. Esse cuidado com as escolas sempre foi um pedido das associações de pais, principalmente, tornar adequado o ambiente onde nossos filhos estudam é prioridade e pela primeira vez na história, fomos ouvidos e ninguém foi colocado de lado, pois a Prefeitura deu um jeito e vai revitalizar todas as escolas de uma vez. Campo Grande celebra 124 anos com ações em todos os setores, e claro, a Educação é sempre o ponto chave e base de desenvolvimento de qualquer sociedade. Parabéns Campo Grande”, ressalta Jafé dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Portal Caiobá.