Cidade sofre há vários dias com os resíduos de incêndios florestais no Canadá e vem registrando os piores índices de qualidade do ar do mundo
A gigantesca nuvem de fumaça que cobre a região nordeste dos Estados Unidos deve se manter sobre a cidade de Nova York até o próximo domingo, segundo os serviços de meteorologia do país. De acordo com os relatórios um novo sistema de tempestade deve mudar a direção dos ventos.
Nova York tem sido alvo nos últimos dias de colunas de fumaça originárias de centenas de incêndios florestais no Canadá. O padrão de ventos levou a maior parte dessa fumaça para a região nordeste dos Estados Unidos, atingindo outras cidades como Boston, Chicago e Filadélfia.
O índice de qualidade do ar da cidade de Nova York atingiu um pico acima de 150 na terça-feira (6), de acordo com o IQair – um nível de poluição que é “insalubre” para grupos sensíveis como idosos, crianças pequenas e pessoas com problemas respiratórios.
A cidade de Nova York ainda estava entre as principai
s cidades com a pior poluição do ar no mundo na tarde de terça-feira, informou a IQair, ao lado de Dhaka, (Bangladesh), Jakarta (Indonésia) e Nova Deli (Índia).
As autoridades de saúde emitiram avisos para a população que só saíssem de casa para atividades realmente importantes. A prefeitura de Nova York distribuiu máscaras e emitiu um alerta pedindo pra que as pessoas fiquem dentro de casa, com as janelas fechadas – principalmente crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias.
Os poluentes são extremamente danosos à saúde, especialmente porque a fumaça segue sobre a cidade por um período prolongado “Não é apenas uma pequena inalação de fumaça. É uma exposição contínua. E nossos corpos não são bons em capturar essas partículas muito pequenas. Eles vão direto pelo nosso nariz, direto para o nosso sistema respiratório, e seremos impactados”, explica Jack Caravanos, professor da Universidade de Nova York, clínico e especialista em saúde ambiental e ocupacional.
Na quarta-feira, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) atrasou os voos no aeroporto LaGuardia, em Nova York, devido à fumaça. As companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram 120 voos e atrasaram outros 1.928, de acordo com dados do site de rastreamento FlightAware.
Há mais de 150 incêndios florestais ativos em Quebec nesta semana, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Center – mais do que o dobro do número de incêndios em qualquer outra província canadense.
Mais de 400 incêndios florestais ocorreram em Quebec até agora em 2023, o dobro da média para esta época do ano. Quase 9 milhões de acres foram carbonizados por incêndios florestais no Canadá até agora este ano, com quase meio milhão de acres queimados apenas em Quebec.