Regiões Centro-Oeste e Norte terão o calor mais intenso do país nos próximos dias
Uma forte onda de calor começou a se instalar no país. Embora o centro da bolha de calor estar situado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o calor será sentido em vários Estados de todas as regiões, com temperaturas próximas a 40ºC.
O fenômeno começa no próximo domingo (18/8) e terá duração de quatro dias, terminando na quinta-feira (22/8), conforme aponta a previsão.
O que é uma onda de calor?
A Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) define como “onda de calor” um período de, no mínimo, três dias em que as temperaturas de uma determinada região permanecem 5ºC ou mais acima da média para o período.
O que vai causar a nova onda de calor?
A nova onda de calor vai estar associada a um padrão de bloqueio atmosférico com uma grande área de ar seco e quente. De acordo com a Metsul Meteorologia, a cada dia que passa, o calor aumenta e a umidade reduz, “retroalimentando” o sistema.
Ainda segundo a Metsul, mesmo no inverno, o episódio não é novidade, já que nesta época do ano ocorre o auge da estação seca no centro do Brasil.
Veja as regiões que serão afetadas pela onda de calor
A região Centro-Oeste deve ser a que mais vai sofrer os efeitos da onda no Brasil. Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul terão as maiores máximas próximas ou até acima de 40ºC, em especial em áreas próximas do Pantanal. Cuiabá será a capital mais quente, com previsão de máxima de 41ºC a 42ºC.
O Norte também será destaque. Rondônia, Pará e parte do Amazonas devem ter amplas áreas com máximas acima de 35ºC e pontos com 40ºC durante as tardes. O boletim destaca também que o calor mais intenso deve se estender ao Piauí e ao Maranhão.
Próximo à bolha de calor, o Estado de São Paulo também sentirá os efeitos da onda. O interior paulista, principalmente no oeste, centro e o norte do Estado, terão as temperaturas mais altas, com dias em sequência com máximas acima de 35ºC. Já a cidade de São Paulo terá máximas por volta de 30ºC. No oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, além do Rio de Janeiro, as tardes serão de 35ºC.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná terão máximas acima dos 30ºC. Segundo a Metsul, as máximas mais elevadas serão no oeste, noroeste e norte do Paraná, com valores entre 35ºC e 39ºC.
De acordo com o boletim, o Rio Grande do Sul será a exceção no Brasil, com chuvas durante o fim de semana. “Isso fará com que não haja uma sequência de dias muito quentes, por exemplo, na metade sul do Estado”, diz a Metsul. Agora, na metade norte, as máximas podem atingir 32ºC.
A MetSul Meteorologia alerta para o agravamento das queimadas no Centro-Oeste e Norte do Brasil diante dos seguidos dias quentes e secos previstos.