Paulo Alvim se reúne com ministra espanhola da Ciência e Tecnologia

Tecnologia & Inovação
Compartilhe

Ficou acordado que ainda em 2022 haverá a segunda reunião do Comitê Conjunto Brasil-Espanha em CT&I com temas como energias renováveis, saúde e espaço

No segundo dia da “Missão Espanha” em Madri, a comitiva brasileira liderada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, teve uma agenda cheia nesta quarta-feira (8). Pela manhã, a comitiva participou da inauguração da 10ª edição do South Summit, maior evento de startups da Espanha. Na ocasião, estiveram presentes a primeira vice-presidente do governo da Espanha, Nadia Calviño, a comissária europeia para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, María Benjumea, fundadora e CEO da Spain Startup e do South Summit, entre outras autoridades.

O evento de startups da Espanha tradicionalmente acontece no país europeu. A primeira edição do South Summit fora da Espanha ocorreu em Porto Alegre (RS), no Brasil, nos dias 4, 5 e 6 de maio. E a edição brasileira começou com números impressionantes. Público de mais de 20 mil pessoas com cerca de 550 palestrantes de mais de 50 países.

Após a inauguração da South Summit, Alvim visitou vários estandes na feira. O ministro deu atenção especial às oito startups brasileiras participantes e ao estande do governo do Rio Grande do Sul, quando teve oportunidade de interagir com os empreendedores brasileiros e autoridades de governo presentes.

Na parte da tarde, o ministro participou de um painel temático com a CEO do South Summit, Maria Benjumea, que foi mediado por Eduardo Lorea, CEO da Numerik (empresa brasileira). Na ocasião, o ministro voltou a incentivar empresas brasileiras a se internacionalizarem e disse que o Brasil e a Espanha são países amigos que poderão começar uma terceira onda de parcerias com a participação das startups dos dois países.

A CEO do South Summit relatou que ficou muito satisfeita com o que viu em Porto Alegre em maio. “Acredito que nossos países possuem potencial para avanços inéditos nessa área”, afirmou Maria Benjumea.

Ainda à tarde, o ministro Paulo Alvim e comitiva se dirigiram ao Ministério da Ciência e Inovação da Espanha para um encontro com a ministra Diana Morant. Ambos falaram sobre os últimos desenvolvimentos de trabalho nos seus respectivos ministérios, discutiram prioridades e acordaram a realização, em breve, da segunda reunião do Comitê Conjunto Brasil-Espanha em CT&I. As assessorias dos dois ministros ficaram encarregadas de tratar dos detalhes, mas os temas energias renováveis, saúde e espaço, em princípio, serão priorizados. Os ministros também debateram detalhes para a realização de negociações visando à possível assinatura de um memorando de entendimento entre o CNPq/MCTI e a Agencia Estatal de Investigación.

No início da noite, o ministro Paulo Alvim participou do Leaders Forum, evento exclusivo, para um público de apenas 80 pessoas, com participação de CEOs de grandes empresas espanholas e de startups renomadas. O evento foi composto de algumas apresentações e discussões sobre o panorama mundial atual.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *