Pirâmides do Egito e Pirâmides de Gizé

Notícias Turismo
Compartilhe

Tudo sobre as Pirâmides do Egito e as Pirâmides de Gizé, principais atrações do país. História, curiosidades e dicas de visitação.

As Pirâmides do Egito são os mais famosos marcos da engenharia da antiguidade, gigantescas obras, construídas em pedra como necrópoles para abrigar os túmulos dos antigos faraós.

Há 123 pirâmides catalogadas no Egito, no entanto, as mais famosas são as Pirâmides de Gizé, conjunto de três monumentais pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) situadas na cidade de Cairo, Egito.

As Pirâmides do Egito impressionam os visitantes que se perguntam, como foi possível a construção naquela época, a mais de 3 mil anos. Nesse post iremos contar um pouco da história, curiosidades, além de dar todas as dicas para visitar essas maravilhas do mundo antigo.

O que são as Pirâmides do Egito

Pirâmides do Egito – Cairo

As Pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em blocos de pedra e alvenaria, construídas pela civilização do Antigo Egito. A maioria delas foi construída como túmulos para os antigos faraós que governavam o país.

A edificação das pirâmides do Egito ocorreu no Antigo Império (por volta de 2686 a.C. até 2181 a.C.). O auge das construções é registrado entre a Terceira e a Sexta Dinastia, em torno do ano de 2325 a.C.

Nesse período de prosperidade econômica do Antigo Egito os faraós mandavam construir as pirâmides como sarcófagos, porque acreditavam ser uma espécie de divindade escolhida para serem os mediadores entre deuses e humanos.

Assim, seus cadáveres eram mumificados, onde o corpo do faraó era preparado com óleos e envolto em faixas para resistir ao tempo. Alguns órgãos, como o intestino e o fígado, eram retirados e guardados em urnas junto ao sarcófago.

Além disso, o faraó era enterrado com todos os seus tesouros, e até móveis. Por isso, a maioria dos túmulos forma encontrados já saqueados, com exceção do sarcófago de Tutancâmon.

Pirâmide Queóps e os enormes blocos de pedra que compõem sua base

A construção das Pirâmides do Egito é um dos maiores mistérios da engenharia. Há várias teorias de como eram transportadas as gigantescas pedras que compõem as pirâmides.

Em 2014, cientistas holandeses apresentaram a última versão aceita e que implicaria o uso de água para mover os blocos de pedra.
A teoria surgiu a partir da observação de imagens onde uma pessoa joga água à frente de um trenó onde estava assentada uma pedra puxada por pelo menos 150 homens.

Os egípcios também aproveitavam as cheias do Rio Nilo para transportar as pedras pelo seu leito.

Pirâmide mais antiga do mundo

Pirâmide de Djoser – Saqqara – Egito

O complexo arqueológico de Saqqara abriga a primeira pirâmide do mundo. É a Pirâmide Escalonada de Djoser, principal atração do local, construída por volta de 2.630 a.C.. Tem 140 metros de comprimento, 118 metros de largura e 60 metros de altura.

O complexo de Saqqara fica a 32 km do centro da cidade do Cairo e a 23 km das Pirâmides de Gizé.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *