Pompéia: Anel viário é uma reivindicação muito antiga da comunidade

ALTA PAULISTA POMPÉIA
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Depois de uma audiência pública, quando diversas ponderações foram feitas, considerando pedidos feitos pela Prefeitura de Pompéia ao longo de muitos anos, a construção do anel viário deverá ter os detalhes definidos, dentro de um traçado já estabelecido.


Ao longo dos últimos anos, lideranças políticas e empresários de Pompéia se mobilizaram para defender os interesses do município em relação ao contorno da Via Expressa, que corta o centro da cidade. O projeto a ser executado prevê a construção de um contorno de 19 quilômetros, desde Oriente até Paulópolis, já próximo da divisa de Quintana. 

A proposta aprovada, apresentada pelo município, é a que seja construído um só contorno por Pompéia e por Paulópolis. Houve uma grande manifestação das forças pompeenses, que no final saíram vencedoras. Um dos argumentos defendidos era que não fossem impostos obstáculos à integração entre Paulópolis, que é uma vila do município de Pompéia, e a cidade sede, principalmente para não prejudicar os moradores que lá residem e que trabalham na cidade, sobretudo por causa das indústrias, especialmente no caso da nova indústria da Jacto, que iniciou suas atividades recentemente na vila.


A SP-294 atravessa a cidade de Pompéia e no perímetro urbano passa por ruas simples e estreitas, que possuem vários cruzamentos, semáforos, 19 obstáculos (quebra-molas) e que causam grande estresse e desconforto para os que dela se utilizam. Diariamente trafegam pela Via Expressa cerca de 10 mil veículos, muitos caminhões pesados que danificam a massa asfáltica, deixando as vias públicas cheias de buracos, “borrachudos” que invadem as calçadas e que provocam grandes desníveis, trincas e rachaduras devido à vibração. Todo esse trânsito passa ao lado de várias indústrias, de duas escolas, posto de saúde, parque infantil, ginásio de esportes, estádio de futebol e da Igreja Matriz, ocasionando riscos à comunidade. Por isso o contorno da Via Expressa é uma demanda antiga, que agora será atendida.

Comércio
Alguns setores do comércio, porém, poderão ser prejudicados após a inauguração do anel viário. Este é o caso dos postos de gasolina, oficinas mecânicas, borracharias e restaurantes instalados ao longo da Via Expressa.

Mesmo assim, a maior parte da comunidade argumenta que os benefícios serão maiores que eventuais prejuízos, justificando plenamente a construção do contorno.


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