Tempo para devolução do passaporte após entrevista ou entrega de documentos também está maior e pode levar algumas semanas
Quem deseja viajar para os Estados Unidos vai precisar ter paciência para conseguir emitir o visto de turista. É que o tempo para quem deseja o visto de turismo (B1) ou negócio (B2) no consulado americano em São Paulo é de 420 dias.
Em Brasília, a demora pode chegar a 388 dias. Já no consulado americano do Rio de Janeiro a espera chega a 364 dias. O menor prazo é em Porto Alegre, onde a demora, em média, pelo visto de turista é de 287 dias.
Além disto, o tempo para devolução do passaporte após a entrevista ou entrega de documentos ao Centro de Atendimento aos Solicitantes de Visto também está maior e pode levar algumas semanas.
A Embaixada e Consulado dos EUA informaram que continuam trabalhando diligentemente para aumentar a disponibilidade de consultas para todas as classes de vistos. Desde que os serviços foram plenamente retomados, em novembro de 2021, o tempo para o agendamento está longo. Segundo a nota, a orientação é que “as pessoas planejem suas viagens com antecedência.”
As datas disponíveis podem ser checadas aqui.
O Departamento de Estado possui um site que disponibiliza uma estimativa, mas ressaltamos que o sistema de agendamento da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil é muito ágil e o tempo de espera indicado no site pode não ser preciso e atualizado.
Ainda de acordo com o consulado, o tempo de espera para um agendamento varia constantemente, pois depende de algumas variáveis como, por exemplo, da demanda e da capacidade de atendimento de cada posto consular, do tipo de visto solicitado e da disponibilidade de horários de agendamento que são criados regularmente”.
Para quem deseja renovar o visto o prazo é outro, já que na maioria dos casos, não necessitam de entrevista, mas a Embaixada não soube informar o tempo médio.
O visto de turismo é o mais solicitado pelos brasileiros e a cidade de São Paulo é o posto que mais emite vistos no país.
De acordo com o levantamento, o mês de maio deste ano, foi o que mais teve vistos de turismo (B1) ou negócio (B2) publicados. Foram emitidos 73.078 vistos.