Prognóstico do Cemtec aponta chuvas dentro da média histórica
O inverno começa na próxima quarta-feira (21) e a previsão para Mato Grosso do Sul para o trimestre entre julho e setembro é de chuvas pouco acima da média histórica e temperaturas mais altas em comparação com anos anteriores. Mas atenção: Mato Grosso do Sul deve enfrentar alguns dias de frio.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as chuvas em grande parte do Estado devem variar entre 100 e 200 mm, enquanto na região sul as chuvas ficam entre 200 e 300 mm e na região norte entre 50 e 100 mm.
O inverno encerra em 23 de setembro e o Estado é conhecido por ter um período de estiagem devido à redução no volume de chuvas. Mato Grosso do Sul deve ter um inverno com temperaturas acima da média histórica, porém também registrar dias com baixas temperaturas.
El Ninõ pode impactar no clima de MS
A previsão do Cemtec também aponta que há 94% de chances do fenômeno de El Niño durante o inverno. O fenômeno aquece as águas superficiais do Pacífico, e possui uma condição menos previsível para o Estado.
“Porém, a tendência geral é de aumento das chuvas e padrões de temperaturas mais elevados, principalmente no inverno. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”, explica o Cemtec.