Posse dos vereadores acontecerá às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal, na sequência os parlamentares darão posse ao prefeito e ao vice
O prefeito eleito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), o vice-prefeito, Alessandro Maraca (MDB), e os 22 vereadores eleitos na cidade tomam posse na próxima quarta-feira, 1 de janeiro, às 9 horas, em cerimônia no Plenário da Câmara Municipal. Já a transmissão de cargo de Duarte Nogueira (PSDB) para Ricardo Silva será na prefeitura, após a cerimônia de posse na Casa de Leis. Em seguida, Ricardo Silva dará posse aos novos secretários.
Na Câmara, após empossados, os parlamentares darão posse ao prefeito e ao vice-prefeito. Em seguida o Legislativo abrirá sessão especial para eleger os membros da Mesa Diretora que comandará os trabalhos na Casa de Leis em 2025.
A votação seguirá pela ordem: presidente; 1º vice-presidente; 2ºvice-presidente; 1º secretário e 2º secretário.
A votação é nominal, em cédula e a apuração da eleição para presidente acontece sob o crivo da mesa composta pelo vereador mais votado, no caso Danilo Scochi, e um secretário “ad hoc” (vereador escolhido para esta finalidade), além de toda a assessoria técnica do Legislativo. Para os demais cargos, o rito segue o mesmo, sob o comando do presidente já eleito.
Isaac permanecerá na Presidência
O vereador Isaac Antunes (PL), atual presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, reeleito nas eleições municipais deste ano, continuará comandado o Legislativo municipal em 2025. Segundo apuração do Tribuna Ribeirão, o acordo para manter Isaac na presidência foi fechado na sexta-feira, (22) pelo grupo majoritário composto por 18 parlamentares alinhados ao futuro governo prefeito, Ricardo Silva.
Pelo acordo ficou definido que, além de Antunes integrarão a nova Mesa Diretora os seguintes parlamentares: 1º. vice-presidente, Igor Oliveira (MDB), 2º. vice-presidente Maurício Gasparini (União Brasil), 1º. secretário, Danilo Scochi (MDB) e 2º. secretário, Lincoln Fernandes (PL).