Presidente do país diz que Estádio Nacional de Belgrado busca sediar a final da Liga Europa em 2028 e será “um dos três mais bonitos do mundo”; capacidade será para 52 mil pessoas
Um “estádio jardim”, ecológico e arborizado, está sendo construído nos arredores de Belgrado, na Sérvia. Com capacidade para 52 mil espectadores, o Estádio Nacional tem um desenho com quatro anéis suspensos por cabos e adornados com centenas de árvores e arbustos que dão a ele a aparência de um jardim futurista. Ele será construído em Surcin, na periferia da capital, em um terreno de 32 hectares.
O novo estádio será a casa permanente da seleção sérvia, e o seu nome será escolhido pelos torcedores. A intenção é de que ele sedie a final da Liga Europa, segundo evento mais importante do futebol de clubes do continente, em 2028.
Projetado pela empresa espanhola Fenwick Iribarren Architects (FIA), responsável também pelos estádios 974, Al Thumama e Education City da Copa do Catar-2022, ele já está em fase de construção e deve ser concluído em 2026. O presidente sérvio Aleksandar Vucic afirmou que o estádio será “um dos três mais bonitos do mundo”, construído de acordo com os mais altos padrões, com esforços em sustentabilidade e sistema de refrigeração inovador, e proporcionando instalações para a próxima EXPO 2027 em Belgrado para incorporar uma cidade dentro da cidade.
Área de lazer o ano todo
Um dos objetivos pretendidos é poder utilizar este espaço como área de lazer 365 dias por ano, em um ambiente natural graças à sua fachada paisagística. O entorno do estádio contará ainda com lanchonetes, quiosques, restaurantes e áreas de lazer distribuídas por todo o perímetro de forma que se gere o conceito de estádio “verde”, com áreas transitáveis únicas e sustentáveis. Haverá 4.500 vagas de estacionamento, o que dá uma ideia da magnitude do projeto e da relevância que o estádio terá tanto para a cidade como para os seus habitantes.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado — Foto: Divulgação
Sistema de refrigeração inovador
Outro aspecto notável do estádio tem a ver com os sistemas de refrigeração e aquecimento. Baseado na tecnologia de “chillers de 4 tubos”, que proporcionam simultaneamente aquecimento e arrefecimento, o sistema permite que o calor residual criado no processo de arrefecimento seja utilizado para gerar água quente para o circuito de aquecimento, cuja temperatura variará entre os 45 e os 50 graus. O sistema cobrirá todas as necessidades de aquecimento e refrigeração do edifício, incluindo o pré-aquecimento de água quente sanitária e água fria, permitindo arrefecimento e aquecimento simultâneos do edifício durante o período de inverno.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado — Foto: Divulgação
O presidente sérvio Aleksandar Vucic afirmou que o estádio será “um dos três mais bonitos do mundo”, construído de acordo com os mais altos padrões, com esforços em sustentabilidade e sistema de refrigeração inovador, e proporcionando instalações para a próxima EXPO 2027 em Belgrado para incorporar uma cidade dentro da cidade.
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 52 mil lugares em Belgrado — Foto: Divulgação
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 60 mil lugares em Belgrado — Foto: Divulgação
Sérvia inicia construção de estádio ecológico com 60 mil lugares em Belgrado — Foto: Divulgação