Com a derrota, o Brasil cai para o sexto lugar na tabela das Eliminatórias; Otamendi fez o gol solitário da vitória argentina
Em um jogo marcado pela briga entre torcedores antes do apito inicial, o Brasil perdeu para a Argentina por 1 a 0 nesta terça-feira (21), no Maracanã, e se complicou nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026. Otamendi fez o gol da vitória argentina, que levou os torcedores brasileiros a cantarem “time sem-vergonha” mesmo antes do apito final.
Essa é a primeira vez que o Brasil perde uma partida de Eliminatórias jogando em solo brasileiro. Com o resultado, a seleção caiu para o sexto lugar na tabela da competição, com apenas sete pontos conquistados em seis rodadas até aqui. Já a Argentina se mantém na primeira colocação, com 15 pontos.
O primeiro tempo foi um termômetro da atmosfera que se formou no Maracanã. Jogadores do Brasil e da Argentina entraram pilhados, com entradas fortes nas divididas e muitas faltas. No entanto, quem mais entrou na pilha foram os comandados de Fernando Diniz. Só na etapa inicial, Gabriel Jesus, Raphinha e Carlos Augusto receberam cartão amarelo.
O juiz Piero Maza não conseguiu conter os ânimos dos atletas, e o clima quente se manteve durante todo o primeiro tempo. O que sobrou de vontade faltou em chances de gol. A oportunidade mais clara veio dos pés de Gabriel Martinelli, que ficou com a bola após rebote de escanteio e finalizou no canto de Dibu Martínez. Romero, porém, tirou a bola na linha. Raphinha, em cobrança de falta, também levou perigo.
Na volta do intervalo, o Brasil teve a chance mais clara de gol da partida, mas não aproveitou. Gabriel Jesus fez ótima jogada pela esquerda e arrancou em velocidade. No bate e rebate, a bola se ofereceu a Martinelli, mas o atacante do Arsenal finalizou mal, nas mãos de Dibu Martínez.
Poucos minutos depois, em escanteio, Otamendi subiu mais alto que todo mundo e testou firme, no ângulo de Alisson, sem chance de defesa para o goleiro brasileiro. Com a desvantagem no placar, Fernando Diniz colocou o time para a frente, tirando o zagueiro Gabriel Magalhães e colocando Joelinton em campo.
Além dessa troca, Endrick e Raphael Veiga entraram para ajudar na reação brasileira. No entanto, a estratégia foi por água abaixo depois que o próprio Joelinton foi expulso, após agredir, na interpretação do árbitro, Rodrigo De Paul.
Quando o Brasil volta a jogar?
Após a conclusão da sexta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil volta a campo apenas em 2024. O próximo compromisso da seleção brasileira é no amistoso contra a Inglaterra, no dia 23 de março. Três dias depois, o duelo é diante da Espanha. A Copa América será disputada de 20 de junho a 14 de julho, enquanto as Eliminatórias voltam apenas em setembro.
Ficha técnica
Brasil 0 x 1 Argentina
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 — América do Sul
Sexta rodada
Data e hora: 21/11/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Jornalista Mario Filho – Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Miguel Rocha (CHI)
VAR: Juan Lara (CHI)
Gol: Otamendi (17’/2°T)
BRASIL: Alisson; Emerson Royal, Gabriel Magalhães, Marquinhos, Carlos Augusto; André, Bruno Guimarães; Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Raphinha, Rodrygo.
Técnico: Fernando Diniz
ARGENTINA: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Otamendi, Marcos Acuña; De Paul, Enzo Fernández, Mac Allister, Lo Celso; Lionel Messi, Julian Álvarez.
Técnico: Lionel Scaloni