Estudos trouxeram dados que apontam que os atletas que usam EAA apresentam mais sintomas de TDAH.
De acordo com um estudo recente publicado na Scientific Reports, homens que usam ou já usaram EAA (Esteroides Androgênicos Anabólicos) são mais propensos a apresentar sintomas de TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) do que os que nunca usaram esses produtos.
Os efeitos para a saúde do uso de EAA podem ser prejudiciais e os fatores que predispõem as pessoas a usar esses esteroides não são bem compreendidos. Seu uso pode ter efeitos negativos, como distúrbios do humor, doenças cardiovasculares e interrupções nos processos cognitivos e comportamentais.
O uso de esteroides e indivíduos com TDAH
No entanto, a autora do estudo, Emilie Kildal e colegas, explicam que a prevalência de TDAH é maior em atletas de todos os níveis e esportes, variando de 7% a 11%, do que na população geral. Sem levar em consideração o fato de que indivíduos com TDAH apresentam risco maior de uso de substâncias, o que, em tese, pode incluir o uso de EAA.
Objetivo do estudo realizado
O objetivo do estudo foi determinar se o uso de EAA em levantadores de peso (homens) está relacionado aos sintomas de TDAH. Para isso, os pesquisadores reuniram uma amostra de 134 pessoas que praticam esse esporte há mais de 18 anos do Departamento de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Universitário de Oslo.
Como resultado, um grupo relatou uso atual ou anterior de EAA (com pelo menos um ano de uso cumulativo) e o outro grupo não relatou uso (nem de drogas similares). Os participantes completaram oito testes neuropsicológicos para uma avaliação cognitiva, bem como uma avaliação auto-relacionada aos sintomas de TDAH.
Conclusão
Os pesquisadores descobriram que os sintomas de TDAH eram maiores em usuários de EAA em comparação com não usuários. O percentual de usuários que apresentaram sintomas no ambiente clínico também foi superior ao de não usuários. Embora anos de uso de EAA não tenham sido associados, o uso precoce foi associado a manifestação de mais sintomas.
Assim, as descobertas sugerem que os sintomas de TDAH são mais comuns entre os levantadores de peso que usam EAA. Por fim, reconhecer uma relação entre os sintomas de TDAH e o uso de esteróides pode orientar as estratégias de prevenção contra sua aplicação nos esportes.