Projeto que liga três importantes avenidas da cidade será inaugurado.
Depois de 14 meses, uma das obras mais aguardadas pelos moradores de Ribeirão Preto vai ser inaugurada esta semana. É a abertura do túnel da avenida Nove de Julho, que liga a avenida Independência à Avenida Presidente Vargas, passando pela praça Salvador Spadoni; a inauguração está marcada para o feriado de 7 de Setembro.
As obras, orçadas em R$ 28 milhões, vão ligar a via com a Avenida Presidente Vargas. O serviço também inclui a reconstrução da Praça Salvador Spadoni, que fica sobre o túnel.
Fluidez no trânsito
O túnel ocupa uma extensão de cerca de quatro quarteirões. Com início na Avenida Independência, na altura da Rua Bernardino de Campos, ele passa por baixo da Praça Salvador Spadoni e da Avenida Nove de Julho e termina na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.
Secretário de Obras, Pedro Luiz Pegoraro falou sobre o projeto, que vai ligar três importantes vias da cidade.
“A característica principal foi fazer a interligação entre o eixo Norte -Sul com o eixo Leste-Oeste de forma mais tranquila e direta para as pessoas que fazem o uso desta ligação”.
O projeto promete trazer fluidez no trânsito. Diariamente cerca de 2,4 mil veículos passam pelo local somente nos horários de pico.
Além dos carros, também circulam aproximadamente nove mil usuários do transporte coletivo urbano.
Túnel liga Avenida Presidente Vargas e Independência em Ribeirão — Foto: Foto: Fernando Gonzaga
O ponto mais fundo do túnel alcança 6,75 metros e durante as detonações para executar o projeto, a equipe teve de lidar com imprevistos, como explica o engenheiro responsável pela obra, Matheus Andrade.
“Nessas detonações, devido ao Aquífero Guarani, acho que rompemos alguma veia da rocha que trouxe essa água para a obra. Durante toda a construção tivemos constante água, fizemos drenagens todos os dias, sem parar”.
Praça Salvador Spadoni
Para a construção do túnel, a praça que fica no encontro das três avenidas teve de ser destruída, mas agora já revela novos contornos.
Praça Salvador Spadoni sobre o túnel José Bonifácio — Foto: Foto: Marcelo Moraes/G1
O local vai receber parte das 232 mudas de árvores plantadas na área da obra, se transformando em um jardim suspenso.
No chão, pedras irregulares de mosaico português vão dando forma a uma vereda. São ondas pretas e brancas colocadas manualmente pelos artesãos que garantem a segurança de quem passar por ali.
“Como a gente usa a mistura de areia e cimento, são dez centímetros de massa que a gente coloca os defeitos das pedras”, diz o calceteiro João Carlos Pago.
Olhando de cima, no entanto, fica apenas a beleza das pedras.
Calçada de pedras de mosaico português no quarteirão da avenida Nove de Julho — Foto: Foto: Marcelo Moraes
Túnel da avenida Nove de Julho será inaugurado no feriado de Independência, em Ribeirão Preto