Tupã registra aumento nos casos de dengue e chikungunya

ALTA PAULISTA TUPÃ
Compartilhe

Cidade já acumula 107 casos de chikungunya em 2024, segundo dados da Secretaria de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, informou ontem (2) que, entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, foram confirmados mais 16 casos de dengue no município.

Desde o início do ano, a cidade já registrou 4.007 notificações de casos suspeitos de dengue, dos quais 985 foram confirmados. Com o total de positivos se aproximando de mil, é possível que esse marco seja atingido ainda nesta semana, segundo o próximo boletim epidemiológico.

O aumento ocorre durante o período de chuvas e calor, condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A Secretaria reforça a necessidade de colaboração da população na eliminação de focos de água parada, dentro e fora de casa, para conter a expansão dos casos.

Entre os sintomas da dengue estão febre alta (acima de 38,5°C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo.

Óbito sob investigação
No dia 23 de novembro, um homem de 91 anos, residente na região Leste da cidade, faleceu com suspeita de dengue. O caso está sendo analisado pelo Instituto Adolpho Lutz para confirmação.

Casos de chikungunya também aumentam

Na última semana, foram confirmados 17 novos casos de chikungunya, evidenciando o avanço da doença na cidade. Em 2024, Tupã já acumula 107 casos confirmados.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *