Mbappé, Rodrygo e Vini Jr marcam em vitória do time espanhol na decisão. Melhor do mundo brilha e é eleito o craque do torneio
Real Madrid 3 x 0 Pachuca
Copa Intercontinental da FIFA 2024™ | Final
18 de dezembro de 2024
Gols do Real Madrid: Kylian Mbappé (37 do 1º t’), Rodrygo (8′ do 2º t), Vinicius Jr.
Jogador do Torneio Aramco: Vinicius Jr. Bola de Ouro adidas: Vinicius Jr. Bola de Prata adidas: Federico Valverde Bola de Bronze adidas: Elias Montiel
O Real Madrid foi coroado como campeão da Copa Intercontinental da FIFA 2024™ após a vitória por 3 a 0 sobre o Pachuca, nesta quarta-feira, 18 de dezembro, na decisão do torneio que teve representantes das maiores confederações do planeta – como o Botafogo, eliminado pelo próprio mexicano Pachuca dois jogos antes da final .
O clube merengue abriu o placar em lance que teve grande jogo de Vinicius Junior, brasileiro que, no dia anterior, recebeu o prêmio The Best FIFA de Melhor Jogador de 2024 . O camisa 7 driblou o goleiro Carlos Moreno e passou para Mbappé marcar.
Curiosamente, em seu retorno ao Estádio Lusail (palco da final da Copa do Mundo da FIFA 2022™ ), o francês fez gol novamente. Desta vez, porém, Mbappé saiu com o título.
No segundo tempo, o placar contra o Pachuca foi completado por um golaço do brasileiro Rodrygo e um gol de pênalti de Vinicius Junior.
Vale lembrar que o Real Madrid se classificou para a Copa Intercontinental da FIFA 2024 por ter conquistado o título da Liga dos Campeões da UEFA 2023/2024; De forma semelhante, o Pachuca chegou como vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf 2024.
Ambos os tempos estão entre os 32 que disputarão o Mundial de Clubes da FIFA 2025™ no ano que vem, nos Estados Unidos. Há também quatro brasileiros ( Botafogo , Flamengo , Fluminense e Palmeiras ) e dois portugueses ( Benfica e Porto ).
O jogo
Embora o placar comprove a superioridade do Real Madrid nesta partida, quem começou levando perigo foi o Pachuca graças a um passe errado de Fran Garcia aos seis minutos. Mas a rampa de Luis Rodríguez, de fora da área, foi defendida por Courtois.
O goleiro belga voltou a impedir um gol mexicano pouco depois, aos 10, quando Idrissi – um dos carrascos do Botafogo – desafiou Lucas Vázquez pela esquerda, entrou na área e chutou. Courtois esticou os dedos e jogou uma bola para longe.
Sabendo que do outro lado estava um ataque cheio de estrelas, o Pachuca se precavia na defesa e sonhava em surpreender o Real Madrid no contra-ataque.
Isso quase ocorreu aos 32 minutos do primeiro tempo, com interceptação e passe de Idrissi para achar Odessa e Rondón entre os zagueiros. Desta vez, porém, Courtois defendeu com bastante facilidade – a bola foi praticamente devolvida para o Real.
Demorou um pouco até que o Real encaixasse um bom ataque, e o primeiro realmente promessa começou nos pés de Vinicius: o camisa 7 acertou belo passe para Rodrygo e viu o companheiro brasileiro tocar para Mbappé, mas o francês sofreu o desarme.
Mas a chance seguinte foi perfeita e teve assinatura criativa de Vinicius. Depois de receber o passe de Bellingham, o brasileiro pedalou na frente do goleiro, deixou-o para trás e rolou para a direita. Goleador e bem posicionado, Mbappé completou para a rede.
O Pachuca voltou valente para o segundo tempo e quase empatou aos seis minutos, quando um chute de Deossa desviou em Fran Garcia e por pouco não foi para o gol. Mas a noite foi mesmo destinada a um show de brasileiros madridistas .
Por isso, aos sete do segundo tempo, Rodrygo recebeu de Mbappé fora da área, driblou duas vezes os mesmos dois marcadores e chutou de longe. A bola evoluiu caprichosamente até o cantinho do gol, carimbando a “bochecha” da rede. Um golaço!
Outros que também arriscaram de fora da área ao longo da partida foram Mbappé, aos 38 do primeiro tempo, e Vinicius, aos 24 do segundo; nos dois casos, no entanto, a bola passou apenas perto da viagem.
Isso significa que ainda faltava um gol de Vinicius para coroar o prêmio The Best FIFA de Melhor Jogador de 2024. A celebração do craque finalmente aconteceu aos 39 minutos, convertendo pênalti sofrido por Lucas Vázquez. De São Gonçalo para o topo do mundo!