Graham lembra como a dedicação e os ensinamentos maternos são fundamentais na formação de uma pessoa.
Com a aproximação do Dia das Mães, podemos lembrar algumas lições que o saudoso evangelista Billy Graham aprendeu com sua mãe, Morrow, que faleceu em 1981.
A primeira lição foi sobre a dignidade do trabalho duro. Em sua autobiografia, Just As I Am, Graham escreveu: “Aprendi que a preguiça era um dos piores males e que havia dignidade e honra no trabalho”. Ele recordou que a mãe sempre trabalhava arduamente, cortando lenha para o fogão e cuidando da contabilidade da fazenda da família.
A segunda lição foi sobre a importância das orações de uma mãe. Graham dizia que era um conforto saber que, não importando onde estivesse, sua mãe estava orando por ele. Desde a infância, seus pais oravam com frequência e fervor por ele e seus irmãos.
A terceira lição era sobre a necessidade de se gastar tempo diariamente na Palavra de Deus. Seus pais estabeleceram um altar familiar com leitura diária da Bíblia desde o primeiro dia em que se casaram. Graham dizia que sua mãe fazia questão de reunir a família para ler as histórias da Bíblia e participar das orações familiares.
A quarta lição foi sobre o hábito da leitura. Desde seus primeiros anos, a mãe de Graham o incentivou na leitura. Ele se lembra de ter lido todas as séries de livros que tinha em casa e de ter desenvolvido um amor pela leitura que se tornou fundamental em sua vida. O evangelista leu milhares de livros e era conhecido por ler vários capítulos da Bíblia todos os dias.
A quinta lição foi sobre a importância de se lutar pelo casamento. Graham conta que deveria haver tensões entre seus pais, de tempos em tempos, mas que nunca os ouviu usando palavrões ou desrespeitando um ao outro. Eles sempre encontravam uma maneira de resolver seus desentendimentos.
A sexta lição foi sobre o fato de que até os melhores pais cometem erros. Apesar de seus pais terem criado seus filhos em um lar cristão, eles não eram perfeitos. Graham se recorda de um episódio perigoso que aconteceu na infância, que foi um erro cometido por seus pais.
A última lição que Graham aprendeu com sua mãe foi sobre a importância de se entrar no Reino de Deus. Em suas orações, seus pais sempre pediam para que seus filhos pudessem entrar no Reino de Deus.
O exemplo e as atitudes de uma mãe podem ser extremamente influentes na vida de seus filhos. Através das lições aprendidas com sua mãe, Billy Graham nos mostra que a dedicação e os ensinamentos dos pais são fundamentais na formação de uma pessoa.