Seleção brasileira encerrou a competição com 20 gols marcados e nenhum sofrido em seis jogos disputados
A seleção brasileira conquistou a Copa América Feminina com 100% de aproveitamento, 20 gols marcados e nenhum sofrido. Apesar disso, a técnica Pia Sundhage foi questionada sobre a atuação na decisão do torneio, contra a Colômbia. Ao ser perguntada se achava que o Brasil foi o melhor time na final, a sueca defendeu sua equipe, mas também foi sincera:
– Nós vencemos por 1 a 0. Eu não acho que foi bonito, mas foi eficiente. A Colômbia criou chances, mas nós mantivemos o 1 a 0. Então, sim, eu acho que fomos o melhor time – disse Pia, durante a entrevista coletiva.
Ao analisar a competição e os próximos desafios, a técnica sueca elogiou muito a defesa da Seleção e afirmou que a tarefa agora é evoluir taticamente e conseguir integrar as jovens jogadoras ao núcleo mais experiente da equipe.
– Acho que foi impressionante não sofrer gols. Antes de tudo, acho que é sobre o aspecto tático. Temos que mudar as táticas. Algumas jogadoras vêm do banco e mudam a partida como gostaríamos, às vezes não. Temos que estar juntas e saber mudar taticamente. É um desafio para as mais jovens, porque jogam com muita emoção. É um desafio juntá-las às mais experientes – completou Pia.
Tamires faz balanço da Copa América
Presente na entrevista coletiva ao lado de Pia, a lateral-esquerda Tamires fez um balanço da competição disputada na Colômbia. Ela lamentou o baixo público em geral no torneio, com exceção da final, que teve os 22 mil ingressos vendidos.
– Acho que o público foi um ponto muito negativo. Hoje foi uma excelente torcida, mas nos últimos jogos tivemos muito pouco público. Acho que falta mais divulgação. O futebol feminino vem evoluindo mundialmente, e o nosso continente tem que evoluir junto com tudo que vem acontecendo. Espero que na próxima Copa América esteja melhor – disse Tamires.
Por outro lado, a lateral elogiou a evolução tática das seleções sul-americanas.
– Acho que todas as equipes vieram melhores física e taticamente, com estratégias de jogo. Acho que esse é um ponto que deixa uma esperança muito positiva.
O Brasil conseguiu ao longo da Copa América carimbar vaga na Copa do Mundo de 2023 e nas Olimpíadas de 2024. O Mundial do próximo ano será sediado de maneira conjunta por Austrália e Nova Zelândia. Daqui dois anos, a sede dos Jogos Olímpicos será Paris, capital da França. A Canarinho vai tentar a conquista inédita das duas competições.
Relembre todos os jogos do Brasil na Copa América Feminina:
Brasil 4×0 Argentina – Centenário de Armênia, Armênia
Uruguai 0x3 Brasil – Centenário de Armênia, Armênia
Venezuela 0x4 Brasil – Centenário de Armênia, Armênia
Brasil 6×0 Peru – Pascual Guerrero, Cali
Brasil 2×0 Paraguai – Alfonso López, Bucaramanga
Colômbia 0x1 Brasil – Alfonso López, Bucamaranga