Conheça as sete melhores universidades federais do Brasil

EDUCAÇÃO
Compartilhe

Enem é a principal porta de entrada para a educação superior e para as instituições públicas por meio do Sisu

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para estudantes ingressarem no ensino superior. A nota do exame é aceita em instituições públicas e privadas, no caso das universidades federais, é o principal acesso via Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

De olho no Enem, saiba quais são as sete melhores universidades federais de acordo com a pontuação do  Academic Ranking of World Universities:

Em  primeiro lugar no ranking internacional está a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A maior federal e a mais antiga de Minas Gerais, foi fundada no dia 7 de setembro de 1927. A instituição se encontra na faixa de posição entre 401ª e 500ª do ranking, oferece 91 cursos de graduação, 90 programas de pós-graduação e 860 núcleos de pesquisa.

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ocupa a segunda posição no ranking, na mesma faixa que a UFMG ocupa. O universidade conta com 102 anos de história e foi a primeira universidade criada pelo governo federal em 1920. No entanto, algumas faculdades são mais antigas, como a Escola Politécnica, que foi fundada em 1792 e é considerada a sétima faculdade de engenharia mais antiga do mundo.

Em terceiro lugar está a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), uma das mais tradicionais instituições de ensino do Rio Grande do Sul, sua história começa em 1895 com a fundação da faculdade de Farmácia e Química. A universidade possui acordos de cooperação internacional com instituições de ensino de países da Europa, América do Norte e Latina e África.

No quarto lugar, a UFPR (Universidade Federal do Paraná) está entre 601ª e 700ª posição na lista das melhores universidades do mundo. A instituição definiu as datas das provas do vestibular 2023, que ocorrerá em duas fases: a primeira será no dia 23 de outubro e a segunda, em 4 de dezembro deste ano. Após as chamadas regulares do vestibular, se sobrarem vagas, os inscritos na lista de espera do Sisu serão convocados.

Em quinto lugar esta a UfsCar (Universidade Federal de São Carlos) que ocupa o ranking entre as posições, 601ª e 700ª. A instituição ofertará um total de 2.917 vagas para matrícula no primeiro semestre letivo de 2023, distribuídas entre os cursos de graduação presenciais.

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ocupa a faixa de 601ª e 700ª. Os estudantes interessados em ingressar na universidade deverão realizar o processo seletivo 2023 em duas etapas: 12 de janeiro (prova de língua portuguesa, inglês e redação) e 13 de janeiro (prova de conhecimentos específicos). A lista da primeira chamada será divulgada em fevereiro do mesmo ano. A instituição também oferece outas formas de ingresso como o Sistema Misto que utiliza o Enem mais provas complementares da instituição, além do Sisu. A Unifesp também oferece um processo seletivo para refugiados.

Fechando esta listagem, a UFV (Universidade Federal de Viçosa), que se encontra entre as posições, 601ª e 700ª. A universidade já esteve, três vezes, entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo na área das Ciências Agrárias e Florestais, de acordo com o QS World University Rankings, e entre as melhores de Minas Gerais, segundo o ranking da Times Higher Education e o Brics & Emerging Economies. Mais de 20 mil estudantes se dividem nos três campi da universidade.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *