Onda de calor permanece e Mato Grosso do Sul está em alerta de risco à saúde

Mato Grosso do Sul MEIO AMBIENTE Notícias
Compartilhe

Condição pode favorecer incêndios florestais e mal-estar em moradores

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta para onda de calor em Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (23), as temperaturas podem atingir 5°C acima da média esperada, em pleno inverno.

O aviso está válido até a noite de sexta-feira (25), quando a condição meteorológica deve se afastar da região Centro-Oeste do Brasil. Com isso, todas as 79 cidades do Estado estão listadas no alerta amarelo.

A condição é de perigo potencial para leve risco à saúde, como o mal-estar, dor de cabeça e desidratação, além de favorecer incêndios florestais. A orientação é ingerir bastante água e mudar hábitos de exercício físico em horários mais quentes.

Esperado por muitos, o inverno deste ano atingiu recordes de calor intenso. O monitoramento indica que a estação iria registrar altas temperaturas no Brasil.

Isso ocorre por conta do fenômeno El Niño – que aquece as águas do Oceano Pacífico e dificulta o avanço de frentes frias -, que estará entre forte e moderado no Mato Grosso do Sul.

Inmet
Onda em grande parte do Estado (Inmet)

Virada no tempo

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), após a passagem da onda de calor, uma frente fria irá derrubar as temperaturas. Os termômetros podem marcar frio de 8°C, com destaque a região sul.

Entre sábado (26) e domingo (27) há possibilidade de chuvas, principalmente para a região centro-leste do Estado. Em Campo Grande, a mínima prevista entre domingo e segunda-feira (28) oscila por volta dos 13 a 15°C e máximas de até 24°C.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *