Você sabe qual o melhor sal para a saúde? A nutricionista Mariana Ferri indica as opções e explica a principal diferença de um para outro
O sal, quando usado no ponto certo, ajuda a temperar a refeição e dá o toque final ao prato. Existem diversos tipos de sal, mas, basicamente, a diferença de um para outro é o processo de refino. De acordo com a nutricionista Mariana Ferri, alguns são extraídos do mar, outros da terra, uns passam por processo de branqueamento e outros são mais integrais.
Mas qual o melhor sal para saúde, para usar no dia a dia? Durante participação no É de Casa, a especialista em alimentação recomenda, de primeira, o sal rosa do Himalaia, pelos seguintes motivos: “É um sal integral e mantém os nutrientes. Além de sódio, tem potássio, magnésio e um número grande de minerais.”
A desvantagem do sal rosa é o preço, que pode custar até seis vezes mais que o sal refinado comum. Para quem não quer gastar muito, outra opção recomendada pela nutricionista é o sal marinho. “O sal marinho integral não passa pelo refino. Ele tem vários nutrientes e tem um custo mais acessível”, esclareceu a profissional.
O sal grosso também é uma opção boa. A única ressalva que Mariana Ferri faz é sobre a quantidade dele: “Aqui no Brasil a gente usa mais o sal grosso no churrasco. Mas na comida do dia a dia, a pessoa erra a mão e acaba usando uma quantidade maior.”
E quanto ao sal light? Vale a pena? Quem tem problemas nos rins deve prestar atenção ao uso dele, pois não é indicado.
“O sal light é uma mistura do sal refinado, que não é tão indicado em excesso, com mais potássio. O sal light tem menos sódio e mais potássio. Mas o sódio é um mineral importante para a nossa saúde. Ele é importante para as funções vitais, para o equilíbrio do nosso corpo“, avisa a especialista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2023/r/j/Xu0hw7RcezznIkDMN2uA/tipos-de-sal.jpg)
O sal rosa do Himalaia é o mais recomendado pela nutricionista Mariana Ferri. A especialista diz que o alimento é integral e mantém os nutrientes — Foto: Globo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f540e0b94d8437dbbc39d567a1dee68/internal_photos/bs/2023/h/1/zFOlsdR9yY2ZPW5X6eWg/tipos-de-sal-1-.jpg)
O sal grosso e o sal light precisam de moderação ao serem consumidos — Foto: Globo